TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias De Gestão

Dissertações: Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

Tecnologias de Gestão

Resumo

Aula-tema 02: Gestão contemporânea da qualidade

Nesta aula-tema, vamos estudar o assunto gestão contemporânea da qualidade, baseando-nos no Capítulo III de seu livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1] (p. 61-75). Trataremos da definição de qualidade e da evolução desse conceito ao longo da história. Discutiremos também a aplicação da qualidade no século XX por meio do Controle Estatístico da Qualidade (CEQ), dos programas de gestão da qualidade total e das várias ferramentas desenvolvidas para a implantação desses programas.

Qualidade, em uma de suas definições mais utilizadas, corresponde às características dos produtos: quanto melhores as características do produto, mais alta é sua qualidade; também pode ser entendida como ausência de defeitos: aos olhos dos clientes, quanto menos defeitos, melhor a qualidade. Em uma definição mais geral, é a "adequação ao uso". Um produto ou serviço que serviu ao uso proposto é considerado um produto ou serviço de qualidade.

Na década de 1930, surgiram as primeiras iniciativas para a criação do Controle Estatístico da Qualidade (CEQ), que diz respeito à aplicação estatística na qualidade, com a utilização das cartas de controle estatístico e de técnicas de amostragem, o que tornou possível prever quando e como um processo de produção sairia do controle, diagnosticando a ocorrência de defeitos aleatórios ou sistemáticos.

O conceito de qualidade amplia-se na segunda metade do século XX, diante do aumento da complexidade tecnológica e das demandas do mercado. Torna-se necessário garantir previamente (e não depois de prontos) a qualidade de produtos, serviços, processos e instalações.

A Gestão da Qualidade Total desenvolveu-se entre as décadas de 1950 e 1980, baseando-se nos trabalhos dos autores Crosby, Deming, Feigenbaum, Ishikawa e Juran. Difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado na indústria. É focado nas necessidades dos clientes e, além de tornar a qualidade prioridade nas empresas, torna-a um processo de melhoria contínua, envolvendo todas as áreas das organizações.

Hoje, duas ferramentas gerenciais são fundamentais nos programas de qualidade: 5S e PDCA.O 5S é uma ferramenta ou processo educacional que visa a organizar o ambiente de trabalho. Pode ser aplicado a todos os níveis hierárquicos de forma rápida e prática, provocando transformações visuais que causam impacto no ambiente nos aspectos físico e comportamental. Os 5S fazem referência a cinco palavras japonesas: seiri (senso de utilização); seiton (senso de arrumação); seisô (senso de limpeza); seiketsu (senso de saúde e higiene); shitsuke (senso de autodisciplina).

O ciclo PDCA determina como proceder na melhoria contínua de qualquer produto. O termo vem do inglês: P de Plan, planejamento, que consiste em estabelecer metas sobre os itens de controle e a maneira para se atingir as metas propostas; D, de Do, representa a execução das tarefas previstas no plano e a coleta de dados para verificação do processo; C, de Check, é a verificação com base nos dados coletados na execução, comparando-se o planejado e o alcançado; e A vem de Act, atuação corretiva. Em cada uma dessas etapas se verificam os desvios de qualidade ocorridos e devem ser tomadas as medidas de correção para que os problemas não voltem a acontecer. Essa análise é feita de modo cíclico, sempre que necessário, e em qualquer situação.

Existem muitos programas de qualidade, cada um com fins específicos. Cabe ao gestor escolher aquele mais adequado às suas necessidades. O fato é que, diante do cenário desafiador da competitividade imposto pela globalização, as organizações devem estar cada vez mais atentas aos custos da não qualidade, ou seja, será muito mais caro para a organização se ela não possuir qualidade em seus processos e produtos.

Assista às Web Aulas e aprenda mais sobre gestão do controle de qualidade. Na atividade de autodesenvolvimento, reflita sobre a definição de qualidade e veja como ela atinge as organizações atualmente. Conheça mais a ferramenta 5S na atividade colaborativa, na qual você deverá pesquisar outras fontes sobre o tema. Consulte, ainda, outras fontes sobre qualidade no Saiba Mais e você estará preparado para as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.

Conceitos Fundamentais

Qualidade

Existem várias definições de qualidade. Uma das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com