TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências no varejo

Pesquisas Acadêmicas: Tendências no varejo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.896 Palavras (12 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 12

Tendências no varejo

“Ao planejarem suas estratégias competitivas, os varejistas e fabricantes precisam levar em consideração os seguintes fatores:

Novos formatos e combinações de varejo surgem continuamente. Agências bancárias são abertas em supermercados. Postos de gasolina incluem lojas de conveniência que podem gerar mais lucros que a venda de combustíveis. Livrarias agora têm cafeteiras. [...] São uma maneira de atrair mais negócios familiares, oferecer mercadorias sazonais e abrir espaço para negócios que podem vir a se tornar lojas permanentes.”

Novos formatos de varejo mantêm-se por menos tempo no mercado. Logo são copiados e perdem rapidamente seu caráter de novidade.

A era da eletrônica aumentou significativamente o crescimento do varejo sem loja. Os consumidores recebem pelo correio, pela televisão, pelo computador e por telefone ofertas de vendas a que podem responder rapidamente ligando para um número de discagem gratuita ou por meio de um computador.

A concorrência hoje é cada vez mais intraformatos, ou entre diferentes formatos de lojas. Lojas de descontos, showroons de catálogos e lojas de departamentos competem todas pelos mesmos consumidores. A Concorrência entre cadeias de superlojas e lojas independentes tornou-se particularmente aquecida. Devido a seu maior poder de compra, as cadeias de lojas conseguem condições mais favoráveis que as lojas independentes e a maior área que elas ocupam lhes permite instalar cafés e banheiros. Em muitas locais, a abertura de uma superloja afetou decisivamente o negócio das lojas independentes vizinhas. [...] As perspectivas, no entanto, não são totalmente ruins para as empresas menores. Muitos varejistas independentes sobrevivem pro conhecerem melhor seus clientes e lhes oferecerem um atendimento mais personalizado.

Os varejistas de hoje estão se tornando ou vendedores de mercadorias de massa ou varejistas especializados. Estão surgindo varejistas de enorme poder. Com sistemas de informações superiores e maior poder de compra, esses megavarejistas podem oferecer grandes descontos nos preços. Eles utilizam sistemas complexos de informações de marketing e de logística para fornecer um bom serviço e imensos volumes de produtos a preços atraentes para as massas de consumidores. Assim, estão deslocando os pequenos fabricantes, que ficam dependentes de um único grande revendedor e, portanto, extremamente vulneráveis, e os pequenos varejistas, que simplesmente não tem verbas nem poder de compra para competir. Muitos varejistas estão até mesmo dizendo aos mis poderosos fabricantes o que fazer, como determinar preços e fazer promoções, quando e como despachar mercadorias, e até como se reorganizar e melhorar a produção e a administração. Os fabricantes não têm muitas opções: podem perder de 10 a 30 por cento do mercado, caso se recusem a ouvir os varejistas.

Os canais de marketing estão cada vez mais sendo profissionalmente administrados e programados. Organizações de varejo estão cada vez mais projetando e lançando novos formatos de lojas dirigidos para grupos de diferentes estilos de vida.

A tecnologia está se tornando uma ferramenta competitiva fundamental. Os varejistas utilizam computadores para gerar previsões melhores, controlar custos de estoquem, fazer pedidos por via eletrônica, trocar e-mails entre as lojas e até mesmo vender aos clientes nas lojas. Estão adotando sistemas de leitura de código de barras nas caixas, transferência eletrônica de fundos, troca eletrônica de dados, circuito interno de televisão nas lojas e melhores sistemas de manuseio de mercadorias.

Varejistas com formatos exclusivos e forte posicionamento de marca estão cada vez mais penetrando em outros países.

Houve um notável aumento nos estabelecimentos que oferecem um local para as pessoas se encontrem, como cafeterias, casas de chá, bares, livrarias e cervejarias.” (KOTLER 2000 pg.552)

Atacado

“O atacado inclui todas as atividades relacionadas com a venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso comercial. O atacado exclui os fabricantes e os agricultores, que lidam basicamente com a produção, e os varejistas.” (KOTLER 2000 pg.553)

“Os atacadistas (também denominados distribuidores) diferem dos varejistas em vários aspectos. Em primeiro lugar, dão menor importância a promoções, ao ambiente e à localização porque estão lidando com clientes empresarias e não com consumidores finais. Em segundo, as transações no atacado são geralmente maiores que aquelas realizadas no varejo, e em geral os atacadistas cobrem uma área maior de comércio que os varejistas. Em terceiro lugar, os negócios do governo com os atacadistas e com os varejistas são diferentes, no que diz respeito a leis respectivas e impostos.” (KOTLER 2000 pg.553)

“Em geral, os atacadistas são usados por sua eficiência em uma ou mais das seguintes funções:

Vendas e promoção: os atacadistas dispõem de uma força de vendas que ajuda aos fabricantes a atingir pequenos clientes comerciais a um custo relativamente baixo. Os atacadistas têm mais contatos e freqüentemente os compradores confiam mais nos atacadistas que em um fabricante distante.

Compras e formação de sortimento: os atacadistas são capazes de selecionar produtos e formar o sortimento de que seus clientes precisam, poupando um considerável trabalho a eles.

Quebra de lotes de compra: os atacadistas conseguem reduzir custos para seus clientes por meio da compra de grandes lotes e de sua posterior divisão em lotes menores.

Armazenagem: os atacadistas mantÊm estoques, reduzindo, portanto, os custos de estoque e os riscos pra fornecedores e clientes.

Transporte: os atacadistas quase sempre oferecem uma entrega mais rápida aos clientes, por estarem mais perto deles.

Financiamento: os atacadistas quase sempre oferecem uma entrega mais rápida aos clientes, por estarem mais perto deles.

Financiamento: os atacadistas financiam os clientes, concedendo-lhes crédito, bem como os fornecedores, fazendo pedidos antecipadamente e pagando suas faturas no prazo.

Administração de riscos: os atacadistas absorvem parte do risco ao assumir a posse dos produtos e arcar com os custos de roubo, danos, avarias e obsolescência.

Informações de mercado: os atacadistas fornecem informações aos fornecedores e clientes com relação às atividades de seus concorrentes, novos produtos, alterações de preços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com