TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Contingencial

Artigo: Teoria Contingencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 2

A Teoria Contingencial nasceu a partir de uma série de pesquisas feitas para verificar quais os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Essas pesquisas e estudos foram contingentes na medida em que procuravam compreender e explicar o modo pelo qual as empresas funcionavam em diferentes condições. Estas condições variam de acordo com o ambiente ou contexto que as empresas escolheram como seu domínio de operações.

O mais recente estudo integrado, enfatiza que a Teoria Contingencial é sem dúvida a mais eclética de todas as teorias da Administração, pois além de considerar as contribuições das diversas teorias anteriores, consegue coordenar os princípios básicos como: as tarefas, a estrutura, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. Dentro de seu estado, as teorias administrativas anteriores são colocadas à prova, suas conclusões são confirmadas (cada uma de acordo com sua época, necessidade, ambiente, interação, compatibilidade, etc.) atualizadas, ampliadas, integradas dentro de uma abordagem mais complexa, permitindo assim uma visão conjunta, abrangente com maior maleabilidade e adaptação para cada organização e para a administração como um todo.

Cada organização requer sua própria estrutura organizacional dependendo das características de seu entorno e de sua tecnologia. Assim, para a teoria da Contingência, os dois grandes desafios para as organizações modernas são o ambiente e a tecnologia. A partir da teoria da Contingência, a variável tecnológica passou a assumir um importante papel na teoria administrativa. É neste âmbito que a teoria da Contingência tem muito ainda a ser estudada e atualizada confirmando que a Administração deve muito a seus conceitos e há muito que adaptar-se a estudos cada vez mais complexos para o êxito dela própria. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

É importante lembrar que a Teoria Contingencial tem como uma das principais características o deslocamento da visualização de dentro para fora da empresa, ou seja, coloca-se a ênfase no ambiente e nas demandas ambientais, pois são as características ambientais que condicionam as características organizacionais, assim, não há só uma maneira de organizar uma empresa. Ela fundamentou sua teoria em uma abordagem mais completa e aprofundou seus estudos de forma mais significativa do que a teoria humanista.

Na Teoria Contingencial tudo é relativo, isto é, nada é absoluto, por isso existe uma relação entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas para que aja um alcance eficaz dos objetivos das empresas. Contudo essa relação não é suficiente, pois as práticas administrativas com as condições ambientais precisam ser incessantemente identificadas e ajustadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com