TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Contingencial

Exames: Teoria Contingencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 7

Teoria Contingencial

A palavra contingência é algo incerto ou eventual que pode suceder ou não dependendo das circunstancias que acontecem. Refere – se a uma proposição cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experiência, pela evidência e não pela razão. A teoria da contingência diz que não existe um único e melhor jeito de organizar. A perspectiva Clássica tinha uma visão universalista os conceitos eram vistos como universais, ou seja, qualquer coisa que funcionasse (o estilo do líder, a estrutura burocrática) em uma organização funcionaria em outra a mesma coisa para todas. Já para a teoria da contingencia não há nada de absoluto na organização, tudo é relativo, tudo depende. Acredita –se nela que cada situação seja diferente ou singular e não existem princípios universais a serem descobertos, e as pessoas só irão aprender sob administração diante as experiências de grandes casos com situações problemáticas. Com isso os administradores enfrentam a tarefa de determinar quais os métodos vão funcionar em todas as novas e únicas situações. Nesta teoria nenhuma das outras visões é vista como totalmente certa. Em vez disso, certas contingencias ou variáveis existem para ajudar a administração. A resposta de um administrador depende da intensificação das contingencias. Por exemplo, um consultor pode recomendar o mesmo sistema de administração para uma empresa que teve sucesso, a teoria contingencial vai dizer que o que funciona em uma empresa pode não funcionar em outra, assim se tal coisa funciona em uma organização na outra ela pode não funcionar assim levando a empresa talvez para seu fim. A teoria contingencial propõe que podemos pensar que diferentes ambientes levam a novas estratégias que levam a diferentes estruturas organizacionais.

Origens

Apesar de todo conhecimento desenvolvido na área administrativa, ainda não existia um modelo ideal que se adequasse perfeitamente as organizações. Levando em consideração a modernização que estava acontecendo dentro das empresas e no ambiente externo, a complexidade crescente e organizacional das novas tecnologias adotadas necessitava – se de um novo modelo administrativo em que substituísse as outras já existentes que já não supria essas lacunas. A teoria da contingencia nasceu a partir de várias pesquisas feitas para testar novos modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de indústrias. Então os estudiosos começaram com pesquisas que enfatiza a administração como dependente de um determinado conjunto de circunstancias. Uma situação, um contexto, para conseguir os resultados almejados. Os resultados apontaram para uma verificação de que não há um único e melhor meio de se organizar e conduziram uma nova concepção de organização. A estrutura organizacional e seu funcionamento são dependentes da interface, o conceito de organização passa a ser um sistema aberto com interação entre si e com o ambiente.

Os principais colaboradores foram:

- Joan Woodward (1958): Evidenciou que a medida que a tecnologia vai avançando as empresas utilizam uma estrutura mais mecanicista (se caracteriza por ciclos de atividades rotineiras que se repetem indefinidamente.) e logo depois uma estrutura mais orgânica. O desempenho da organização condiz com a tecnologia usada no mesmo. No qual todo ciclo de funcionamento na empresa será condicionado pela tecnologia.

- Tom Burns & G. M. Stalker (1960): A conclusão deles é que a forma mecanística de organização é apropriada para as condições ambientais estáveis, enquanto a forma orgânica é apropriada para condições de mudanças e inovações. Então para ambos é o ambiente que determina a estrutura e o funcionamento das organizações.

- Paul R. Lawrence & Jay W. Lorsh (1967): O Nome dessa teoria derivou da pesquisa desses dois, preocupados com as características que as empresas devem enfrentar com eficiência as diferentes condições externas, eles concluíram fazendo uma pesquisa sobre dez empresas em três diferentes meios industriais que os problemas organizacionais básicos são a diferenciação e integração.

Ambiente

O ambiente é o que envolve externamente a organização, a organização é um sistema aberto no qual mantém transações com seu ambiente com que tudo que acontece no ambiente influencia internamente o que ocorre na organização. A teoria Contingencial foca no ambiente no qual as organizações tendem a se adaptar e reconhecer o ambiente. Como as organizações não são capazes de compreender todas as condições do ambiente de uma só vez então para lidar com tanta complexidade elas acabam escolhendo partes do ambiente exterior para participar do conhecimento e da experiência da organização ou dos seus dirigentes. O ambiente é extremamente dinâmico e mutável, contudo não são as organizações em si que selecionam seus ambientes, mas sim as pessoas que administram as mesmas. Para melhor compreender o que constitui o ambiente foi necessário separar o ambiente em dois extratos conforme as complexas variáveis que o compõem separaram em Ambiente Geral e Ambiente De Tarefa.

- Ambiente Geral: É o ambiente genérico comum a todas as organizações, ele constitui um conjunto de condições comuns para as organizações que são as condições tecnológicas, condições legais, condições políticas, condições econômicas, condições ecológicas, condições culturais. Isto quer dizer que de algum modo todas essas condições constitui a organização na qual afeta a mesma de algum modo. Então concluímos que o ambiente geral são as condições internas que afeta as organizações. As que a compõem internamente.

- Ambiente De Tarefa: É o ambiente de operações no qual extrai entradas e depositas suas saídas, eles são constituídos por fornecedores de entradas, clientes, concorrentes, entidades regulares. A identificação de cada elemento desse ambiente decorre de um domínio estabelecido pela organização e é fundamental para a ação da mesma.

Tecnologia

A tecnologia é muito influenciável para as organizações, de alguma forma as organizações precisam da tecnologia para executar algumas de suas operações em realização de suas tarefas. A mesma pode ser tanto tosca e rudimentar como sofisticada, mas ela é de grande importância para as organizações poderem funcionar e alcançar seus objetivos. A tecnologia é algo que se desenvolve nas organizações tanto por execução de tarefas e conhecimentos acumulados como por suas manifestações físicas que são maquinas equipamentos entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com