TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Definição De Objetivos

Exames: Teoria Da Definição De Objetivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

Motivando Trabalhadores através da teoria da fixação de objetivos

Motivação é o resultado da interação dos indivíduos com a situação. É o processo responsável pela intensidade direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta.

Para melhorar a motivação coorporativa foram formuladas algumas teorias específicas. Uma delas, a que será detalhada neste trabalho, é a teoria da fixação de objetivos. Ela foi desenvolvida por Edwin Locke no ano de 1960, no qual propõe que a intenção de lutar por um objetivo é a maior fonte de motivação no trabalho.

Essa teoria afirma ainda que objetivos específicos melhoram o desempenho, que objetivos difíceis, quando aceitos, melhoram mais o desempenho do que aqueles mais fáceis e que o feedback também conduz melhores desempenhos, principalmente quando são autogerenciados – quando o próprio funcionário é capaz de monitora seu progresso.

Na teoria da fixação de objetivos, além de ser influenciado pelo feedback também sofre influência de quatro fatores, que são: o comprometimento com o objetivo, quando o indivíduo esta determinado a não rebaixá-lo nem abandoná-lo, a autoeficácia adequada, a convicção individual de que se é capaz de realizar uma determinada tarefa, as características da tarefa, o processo funciona melhor quando a tarefa é simples, familiar e independente, e a cultura nacional, essa teoria é adequada para países de primeiro mundo onde os trabalhadores são independentes, os funcionários e executivos buscam metas desafiadoras e onde o desempenho é considerado importante por todos.

Podemos concluir que, as intenções, quando articuladas em termos de objetivos específicos e difíceis, são uma força motivacional poderosa. Sob as condições adequadas elas podem conduzir a melhora do desempenho. Entretanto, não existe evidência de que esses objetivos estejam associados ao aumento da satisfação com o trabalho.

Referência

ROBBINS, Stephen P.. Teorias contemporâneas sobre a motivação: Teoria da fixação de objetivos. In: ROBBINS, Stephen P.. Comportamento Organizacional: Conceitos básicos da motivação. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2006. Cap. 6. p. 140-142. Tradução de Reynaldo Cavalheiro Marcondes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com