TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objetivos Da Teoria Macroeconômica

Artigos Científicos: Objetivos Da Teoria Macroeconômica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  2.339 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC.

Resumo do texto: Teoria Macroeconômica: Evolução e Situação Atual.

Grupo: Alana Reis, Leildes, Nathália Viera.

Filosofia.

Objetivos da Teoria Macroeconômica.

O principal objetivo da Teoria Macroeconômica é analisar como são determinadas as variáveis econômicas de maneira agregada. Ao analisarmos esse objetivo da Teoria Macroeconômica podemos notar claramente qual a grande diferença entre a Macro e a Microeconomia. Enquanto aquela faz análises de forma agregada, esta analisa características individuais de cada bem e cada fator de produção.

É importante ressaltar que a Microeconomia faz estudos a respeito de variáveis agregadas, como por exemplo o estudo feito sobre o mercado de automóveis fabricados, porém a Macroeconomia faz agregações absolutas porque reúne todos os tipos de bens e serviços produzidos dentro de uma economia.

O texto remete ainda à teoria Neoclássica, cujo princípio básico era o da racionalidade dos agentes econômicos, o que significa dizer que estes agentes sempre escolherão a melhor opção para o bem de todos em meio a uma grande diversidade de opções. Dentro do bojo da teoria Neoclássica foram formadas duas entidades firmas, que procuravam maximizar seus lucros, e famílias cujo objetivo seria maximizar a satisfação ou utilidade.

Na tentativa de determinar como os preços e quantidades são estabelecidos foram desenvolvidos dois métodos de análise básicos:

• Equilíbrio parcial: não considera que o mercado estudado tenha efeitos sobre os demais.

• Equilíbrio geral: considera que todos os mercados se influenciam entre si.

Voltando ao estudo da Macroeconomia, o texto aborda seus quatro mercados a serem analisados dentro de uma economia fechada: mercado de trabalho, mercado de bens e serviços, mercado monetário e de títulos e o mercado cambial.

Evolução da Teoria Macroeconômica

Essa teoria ganhou grande impulso na década de 30 junto a Keynes, considerado inclusive seu fundador.

A grande contribuição de Keynes não foi pensar na economia de maneira agregada, pois isso muitos economistas já faziam anteriormente. Mas a inovação de Keynes foi se opor a ideia que existia até então de que as economias de mercado tinham a capacidade de, sem a interferência do governo, utilizar de maneira eficiente todos os recursos disponíveis, ou seja praticar o pleno emprego. Keynes defendia que o governo por meio de políticas econômicas poderia direcionar a economia rumo a utilização total dos recursos.

É válido dizer que Keynes foi criticado e a partir da discussão de suas ideias surgiram quatro escolas principais do pensamento econômico: keynesianos, neoclássicos (monetaristas), novos neoclássicos e pós keynesianos.

Valor adicionado.

Cálculo do que cada ramo de atividade adicionou ao valor do produto final em cada etapa do processo produtivo, ou simplesmente, o valor que foi em cada etapa produtiva acrescido ou adicionado.

Exemplo:

Produto Valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com