TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a premissa básica da Teoria da Administração cientifica. Qual seu objetivo?

Por:   •  20/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Qual a  premissa básica da Teoria da Administração cientifica. Qual seu objetivo?

Era o foco dado a tarefa, a fim de diminuir desperdícios, ociosidade e movimentos desnecessários, reduzindo os custos da produção, objetivando maiores níveis de produtividade e lucro.

Também garantindo condições apropriadas de trabalho e remunerações justas ao operário, este posto a constante vigilância e treinamento para realização de sua atividade na instituição.

  1. Paralelo aos estudos de Taylor (Adm Cientifica) nos EUA, Fayol (Adm Clássica), defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência em alta administração. Entanto aponte suas diferenças.

Enquanto os estudos de Taylor já eram conhecidos. Fayol só deixou de ser ignorado, quando teve sua obra publicada nos EUA.

Para Taylor o erro de uma produção estava no engenheiro (calculo). Enquanto para Fayol o erro estava em toda estrutura organizacional.

Taylor tinha foco na tarefa, visando principalmente o aumento da produtividade, por meio das melhorias na operação. Fayol tinha foco na estrutura, visando o aumento da eficiência através da disposição da estrutura organizacional das relações.

Assim enquanto Taylor estava focado na essencialmente na execução, Fayol buscava o prioritariamente o planejamento.

  1. Quais foram as principais críticas à administração científica de Taylor.

Para críticos, a administração científica reduzia o homem operário a apenas uma parte do sistema, não podendo tomar iniciativas. O padronizar do trabalho era mais para intensificá-lo do que para racionalizá-lo. O operário super especializado só facilitava o treinamento e supervisão, reduzindo a satisfação do mesmo e o colocando em um lugar de visão limitada do processo produtivo. Não considerando o social e humano do trabalhador.

E também a ausência de comprovação de cientificidade, uma vez que essa tem toda sua base empírica. Assim como tratamento da organização como um sistema fechado, que não sofre ações de influencias externas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com