TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Estruturalista

Dissertações: Teoria Estruturalista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

C) Teoria Estruturalista

A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.Representa também uma visão extremamente crítica da organização formal.O movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico natentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências.Parte do conceito de estrutura, como uma composição de elementosvisualizados em relação à totalidade da qual fazem parte.Portanto por sua natureza todas as partes estão estruturadas(subordinadas uma a outra) de tal forma que alterações em qualquer delasimplica em rever o todo.D) A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas visto que busca conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica de forma muito mecânica. Com os novos estudos o foco mudou e do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como homos social.

A partir daqui começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações para eles.

e) O Desenvolvimento Organizacional (DO) surgiu em 1962. Seu objetivo era proporcionar às organizações um modo de introduzir mudanças para permitir o crescimento das organizações. Alguns fatores contribuíram para o surgimento da DO:

dificuldade de aplicação dos vários conceitos das teorias administrativas;

* avanço dos estudos da motivação humana, com uma nova abordagem nas organizações.

* rapidez na transformação do ambiente em que a organização está inserido; aumento do tamanho e complexidade das organizações.

* alterações no comportamento administrativo (homem que apenas aperta-botões é considerado um conceito ultrapassado; poder baseado na colaboração e razão; valores organizacionais baseados em valores humanos e democráticos).

* fusão do conceito de estrutura com teorias comportamentais. O está intrinsicamente ligado à operacionalização de mudanças em uma organização. Então, alguns conceitos são lançados para fundamentar estas mudanças.

* Conceito de organização como na teoria comportamental.

Mudança, que significa a transição de uma situação para outra diferente. Implica em ruptura e, segundo Lewin, envolve três etapas: descongelamento do padrão atual de comportamento, implementação da mudança e incorporação (recongelamento) da mudança. Durante a mudança ocorrem forças positivas e negativas para que a mesma aconteça. A DO visa facilitar este processo (impor mais forças positivas que negativas).

Desenvolvimento e crescimento da organização a partir de fatores endógenos (internos) e exógenos (externos). Neste desenvolvimento, que passa por sucessivas mudanças, algumas estratégias podem ser adotadas: mudança evolucionária (pequena, lenta), com adoção de práticas do passado vencedoras; mudança revolucionária (rápida, intensa, causando impacto); desenvolvimento sistemático (introdução de mudanças planejadas, a partir da análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com