TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Estruturalista

Monografias: Teoria Estruturalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria estruturalista

A terceira alternativa dentro das correntes da TGA que enfatizam a estrutura organizacional é a chamada Teoria Estruturalista, desenvolvida a partir dos estudos sobre as limitações e rigidez do modelo burocrático. Esse modelo é típico de sistema fechado, altamente mecanístico e fundamentado em uma “Teoria da Máquina”, na qual a organização é concebida como um arranjo estático de peças cujo funcionamento é previsto. Muito além do modelo burocrático,os estruturalistas introduziam o conceito de sistema aberto no estudo das organizações e tentaram compatibilizar as contribuições clássicas e humanísticas da TGA. Foi uma abordagem múltipla e compreensiva na analise das organizações, focalizando-as como complexos de estruturas formais e informais.

Os estruturalistas criaram várias tipologias de organizações e análises comparativas para a melhor compreensão do fenômeno organizacional, incluindo a análise interorganizacional e o ambiente externo, que passou a ser considerado uma variável a mais no estudo das empresas. Como verificado, a inovação e a mudança trazem conflitos é um sinal de vitalidade, ou seja, sinal de idéias e atitudes diferentes que se chocam e muitas vezes se antagonizam. A administração co conflito passa a ser um elemento crucial e de múltiplas aplicações na TGA. A Teoria estruturalista representa um período de intensa transição e expansão nos territórios da TGA.

Características da Teoria Estruturalista da administração

- adoção de princípios da teoria clássica e da teoria das relações humanas.

-conceito de estrutura e fundamentação no estruturalismo.

-aceitação da organização formal e informal.

-adoção da tipologias para estudar os diferentes tipos de organizações.

-foco na analise organizacional e na análise inter-organizacional. (CHIAVENATO, 2007 p. 17-18)

Pretende ser uma síntese da teoria clássica (formal) e da teoria das relações humanas (informal), inspirando-se na abordagem Max Weber e , até curto ponto, nos trabalhos de Karl Marx.

Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações. A mesma estrutura pode ser apontada em diferentes áreas, e a compreensão das estruturas fundamentais em alguns campos de atividade permite o reconhecimento das mesmas estruturas em outros campos. (CHIAVENATO, 2004 p.288-89)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com