TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Dissertações: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Desde a sua primeira definição, na metade do século XVII, a maioria das organizações fundamenta sua estrutura e administração nos pressupostos herdados da física newtoniana, analisando ou entendendo as coisas em partes separadas. Assim, a maioria das empresas conhecidas sofre com o grave problema da compartimentação ou construção de “silos”, que subotimizam o todo e impedem o contato interdepartamental e interfuncional, tornando-as ineficazes, quando é necessário maior dinâmica na coordenação entre as partes separadas, maior rapidez de informação e realimentação por parte de suas estruturas.

Assim, essa organização tradicional, que era vista como sólida e permanente, é substituída por relações de alianças, parcerias, participações e acordos, estabelecidos de acordo com a necessidade, e funcionam, de forma temporária, baseadas em objetivos, políticas e estratégias comuns, trabalho em equipe e na capacidade de persuasão de atores e stakeholders. Para essa organização atual, o mercado pode ser local ou regional, porém a concorrência é global.

São necessários clareza e equilíbrio dos dirigentes e tomadores de decisão quanto à escolha das técnicas e ferramentas destinadas a reestruturar as organizações. Para o autor, dentre as abordagens de mudança que lidam com estrutura e processos, destacam-se a Administração da Qualidade Total, a Reengenharia de Processos e a Aprendizagem. Essas abordagens distinguem-se pela maneira e profundidade com que mapeiam, discutem e analisam os processos organizacionais, o que termina ocasionando mudanças mais ou menos radicais.

Assim, a abordagem da Administração da Qualidade Total dedica uma atenção cuidadosa no entendimento prévio das características dos atuais processos e sugere intervenções incrementais para realizar a melhoria contínua deles. Já a Reengenharia de Processos ignora as características dos processos atuais e privilegia o entendimento dos objetivos fundamentais dos processos para possibilitar o desenho de outros novos e revolucionários.

A Aprendizagem Organizacional examina, cuidadosamente, os processos atuais e suas estruturas básicas, a fim de possibilitar a adaptação deles de modo a apoiar estruturas aperfeiçoadas.

Para Martin (1996), a sobrevivência de uma Organização é afetada pela sua capacidade de aprendizagem, a qual se apresenta como o único modo de colocar a Organização à frente das concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com