TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Ensaios: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 8

Teoria geral da administração

Etapa 1 - passo 1

A premissa de a administração ser uma habilidade humana

Ao observarmos civilizações muito antigas, com todo certeza encontraremos nelas resquícios de conceitos e práticas administrativas. A milhares de anos atrás, aproximadamente 2.600 a.C., o homem começou a estruturação inicial das funções de planejamento, organização e controle através da construção das pirâmides no Egito.

Em 400 a. C. houve o inicio dos estudos formais de administração onde os gregos inventaram e implantaram a administração democrática de suas cidades-estados.

No período entre os séculos Vlll a. C. e lV A.D. Roma teve seu exercito como modelo administrativo para as organizações, fizeram estudos de liderança e trabalhos em equipe.

Diante desses e de muitos outros exemplos só há uma afirmação, que a administração é, sem dúvida, uma habilidade humana. Todos os grandes lideres da historia foram na verdade administradores. Ao longo do tempo a administração vem evoluindo e se tornando a atividade central do nosso tempo, e as sociedade de qualquer espécie dependem dela para seu desenvolvimento.

Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias da administração

Foi no século xx que a administração foi marcada por um grande avanço, impulsionada pela expansão da Revolução Industrial, onde ouve preocupação em atender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram, criando assim uma nova realidade para as organizações, onde foram feitas as primeiras experiências, criadas as primeiras soluções e escritas as primeiras idéias.

Frederick Winslow Taylor foi o criador e participante mais importante desse movimento, não somente pelas suas contribuições, mas também por ser reconhecido como liderança. Entre 1.874 e 1.878 na empresa que trabalhava começou a observar o que considerava má administração. Preconizava a pratica da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalho, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Teve como assistente Henry Gantt que descreveu um método gráfico de acompanhar fluxo de produção. Foi ele que percebeu que o ser humano é importante e faz parte do processo e que ele precisa apresentar um papel adequado para que não haja interferência na produtividade.

Taylor e Ford foram os grandes responsáveis pelo processo de produção em massa e linha de montagem. Ford tinha mentalidade orientada para o mercado e suas inovações contribuíram para o estabelecimento da jornada de trabalho de 8 horas, duplicando o valor do salário com a visão de que se os funcionários ganhassem bem, eles seriam capazes de consumir o próprio produto que fabricavam.

O engenheiro francês Henri Fayol definiu departamentos, fazendo o primeiro desenho hierárquico de uma empresa, contribui para a administração criando funções administrativas – planejas, organizar, comandar, coordenar e controlar. Para ele administração, finanças, produção e distribuição são funções distintas. Ele defendia princípios semelhantes a Taylor, estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção. Até o final do século XlX a administração era aquele conhecimento adquirido pelas experiências do dia a dia , e só a partir do inicio do século XX com Taylor e Fayol foi que iniciaram-se estudos visando torná-la cientifica, principalmente através dos estudos de tempos e métodos.

E Max Weber não priorizou as relações humanas, como os outros, identificou nas organizações disfunções e criou rígidas regras, chamadas de burocracia, a fim de proporcionar um controle maior, visando o crescimento da empresa.

Analise critica de Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis

Toda mudança requer esforços de todos os interessados e nem sempre as mudanças são bem aceitas, principalmente pela parte que mais sofre transformações. Falhas, com certeza ocorreram, talvez priorizassem uma área e deixassem a desejar em outra, por isso é interessante sempre estar buscando inovações, para aprimorar o que muitos administradores já fizeram e estão fazendo.

É fato que ate hoje os problemas são solucionados conforme vão surgindo e na maioria das vezes o maior problema é mais enfatizado, as atenções é voltada para ele. Com a Revolução Industrial houve muitas mudanças, onde a prioridade continuava sendo o rendimento da empresa.

Taylor priorizava os funcionários no sentido que eles precisavam trabalhar “direito” para que a empresa prosperasse, Fayol priorizava a gerencia, para que partissem deles o como fazer, dividindo funções, já Max Weber priorizou a parte burocrática, que são as regras sem priorizar os funcionários. Antes a visão era de que você opera a maquina e não precisa pensar. Se o homem opera a maquina com certeza é a maquina que faz , mais esse mesmo homem que opera maquinas pode ser criativo, pode ter boas idéias e trazer grandes inovações para as empresas.

Depois da primeira teoria muitas vieram e com certeza muito ainda será feito para que as organizações atinjam seus objetivos, e sempre exigindo mais. Os seres humanos são diferentes mas um completa o outro, um precisa do outro e as coisas funcionam. E pode sim, se adaptar a qualquer mudança, pode se adaptar as necessidades do cliente, do mercado, da evolução tecnológica e das constantes mudanças na economia . Essa capacidade é um caminho certo para que a empresa se mantenha viva hoje em dia, conseguindo trabalhar de forma eficaz em diferentes situações e em grupos com pessoas diferentes entendendo e valorizando ponto de vista diversos, conseguindo adaptar sua própria visão nos cenários que se apresentam.

Etapa 2, passo 1

Teoria Clássica da Administração

A escola clássica se constitui, basicamente da teoria da administração cientifica (Taylor), e da teoria do processo administrativo (fayol). As principais razões do surgimento e da consolidação de Escola clássica são o aumento da complexidade da administração das organizações, e a busca do maior rendimento possível proporcionado pelos recursos das organizações. tem como característica a ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com