TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração

Projeto de pesquisa: Teoria Geral da Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.189 Palavras (17 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 17

ANHANGUERA - UNIDERP

BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

MÔNICA SATOLANI

ATPS – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

CRICIÚMA, 24 DE SETEMBRO DE 2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 3

2 ATPS - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO .................................................... 4

1.1 Abordagem da Teoria Clássica .......................................................................... 5

1.2 Abordagem da Teoria da Burocracia ................................................................. 6

1.3 Abordagem da Teoria Estruturalista ................................................................... 7

1.4 Abordagem da Teoria das Relações Humanas .................................................. 9

1.5 Abordagem da Teoria Comportamental ........................................................... 10

2 TEORIAS ADMINISTRATIVAS ............................................................................. 13

3 IMPLICAÇÕES ÉTICAS ........................................................................................ 15

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 17

REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 18

1 INTRODUÇÃO

Foram realizadas pesquisas com o objetivo de levar á compreensão da Administração como um evento social, já que a mesma surgiu para solucionar os problemas de pequenas e grandes empresas inseridas na sociedade humana, e que suas mudanças acompanham as novas necessidades ocasionadas pela evolução social. Com esse trabalho foi possível identificar, associar os acontecimentos históricos que antecederam o surgimento das Teorias da Administração e como a mesma se deu frente à influência dos acontecimentos sociais até os dias de hoje.

A Administração sem dúvida é considerada uma habilidade humana, porém a mesma foi adquirida após séculos de evolução, pela imperiosa necessidade de organização que afetava os homens de negócios. Sua história surgiu aproximadamente há 5.000 a.C na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas práticos, então surge a arte e o exercício de administrar.

A Administração moderna surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Resolução Industrial:

 Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração cientifica e capaz de substituir o empirismo e a improvisação; e,

 necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer a face à intensa concorrência e competição no mercado.

2 ATPS - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

No início do século XX, surge FREDERICK W. TAYLOR (1856-1915), engenheiro mecânico que apresentou os princípios da administração científica e o estudo da administração como ciência, foi considerado o fundador da moderna TGA. Taylor tem inúmeros seguidores provocando uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo da época.

Sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

A administração científica representa uma primeira aproximação teórica aos estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no nível de trabalho individual de cada operário que se baseava na sua experiência pessoal anterior para definir como iria realizar suas tarefas. Como consequência as indústrias americanas revelaram uma profunda disparidade de métodos de trabalho, pois cada operário tinha um esquema pessoal de trabalho o que dificultava a supervisão, o controle e a padronização de utensílios e ferramentas de trabalho.

Taylor procurou tirar do operário o direito de escolher o seu jeito de executar a tarefa – no que foi bem sucedido – para impor-lhe um método planejado e estudado por um profissional especializado no planejamento das tarefas. Essa administração das tarefas se assentava na organização racional do trabalho para definir o método The best way. Porém, ele e seus seguidores preocuparam-se em construir um modelo de administração com base na racionalização e no controle da atividade humana, uma espécie de engenharia aplicada à administração.

Em 1911 Taylor publicou um livro considerado como a bíblia dos organizadores de trabalho: Princípios da Administração Científica que se tornou um best-seler no mundo inteiro.

Paralelo aos estudos de Taylor, Henry Fayol que era francês, defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto altos executivos europeus estudavam os métodos de Taylor, os seus seguidores da ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA só deixaram de ignorar a obra de Fayol, oque fez com que grandes contribuintes do pensamento

administrativo desconhecessem seus princípios, conhecidos como os fundamentos da TEORIA CLÁSSICA.

Traçando um paralelo entre a Administração Científica de Taylor e a Administração Clássica de Fayol conclui-se que: Enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas de organização.

Após o trabalho desses dois grandes percussores das teorias da administração moderna, muitos outros se seguiram e publicaram matérias que vieram a enriquecer a nova ciência, nascida a não mais de 160 anos, até chegarmos aos dias atuais ao ilustre professor Idalberto Chiavenato, brasileiro nascido no interior de São Paulo, sendo reconhecido e prestigiado pela excelência em seus trabalhos em Administração e em Recursos Humanos, não só pela sua produção e contribuição literária, mas principalmente pela influência na definição e aplicação de modernos e inovadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com