TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Neoclassica

Ensaios: Teoria Neoclassica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Neoclassica

A Teoria Neoclássica surgiu por volta da década de 50, com os autores empenhados em obter a eficiência da organização, através da aplicação de práticas administrativas voltadas para a ação.

Voltada para a Estrutura a abordagem neoclássica nada mais é do que a teoria Clássica atualizada e redimensionada aos problemas e ao tamanho das organizações de hoje em dia.

A Teoria Neoclássica com um forte enfoque nas práticas administrativas caracterizando-se pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, a Teoria Neoclássica é quase como uma reação à enorme influência da ciência do comportamento no campo da Administração que ocorreu em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem as organizações.

Podemos citar o escritor e professor Peter Drucker como um dos principais idealizadores da Teoria, considerado por muitos o pai da gestão moderna, Drucker afirmava que a empresa que conseguir vender o produto/serviço certo, para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, verá seus esforços de venda reduzirem-se a quase zero, ou seja, a venda tornar-se automática em função de a demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada.

De forma generalizada, Drucker afirma que os pilares de uma empresa serão modificados: O significado da produção é o conhecimento, que é propriedade dos trabalhadores do conhecimento e é facilmente transportável; Existe cada vez mais trabalhadores externos, temporários ou com dedicação parcial; A concentração do negócio inteiro dentro da empresa não funciona mais, pois o conhecimento necessário para uma atividade é altamente especializado e sai muito caro contratar todos os funcionários que têm um dos conhecimentos necessários; Agora o cliente possui a informação; Sobram poucas tecnologias únicas; as indústrias precisam dominar muitas tecnologias diferentes, com as quais nem sempre estão familiarizadas.

O estudo da Administração para alguns autores, como Harold Koontz e Cyril J. O'Donnell, baseia-se na utilização de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir, controlar etc. Os administradores são essenciais a toda organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio. Os neoclássicos se preocupam em estabelecer princípios gerais da Administração para orientar o administrador em suas funções. Esses princípios, apresentados sob conteúdos variados por autor, definem o processo pelo qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho dos subordinados.

Precursores da Teoria Neoclássica

A teoria neoclássica da administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica ecientífica da administração. A Teoria Neoclássica têm como principal referência Peter Drucker, mas também inclui um grupo amplo de autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.

Peter Drucker

Peter Ferdinand Drucker (19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia,EUA) foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenómeno dos efeitos da globalização na economia em geral e em particular nas organizações - subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio.

Peter Drucker nasceu em 1909 em Viena na Austria,é considerado o pai da moderna gestão de empresas

Peter Drucker afirmava que a empresa que conseguir vender o produto/serviço certo, para o cliente certo, com a distribuição adequada, por um preço adequado e no momento oportuno, verá seus esforços de venda reduzirem-se a quase zero, ou seja, a venda tornar-se-a automática em função de a demanda ter sido corretamente equacionada e trabalhada.2

Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate Califórnia, EUA, escreveu muitos artigos e mais de 30 livros. O pensador produziu ao longo de sua carreira uma mistura única de rigor intelectual, popularização, praticidade e profundo conhecimento das tendências cruciais, como definiu Robert Heller, fundador e editor de uma das maiores revistas de negócios inglesas, a Management Today.

Pode-se afirmar que não há management theory (teoria da administração) que não parta da obra de Drucker. Entre seus livros mais recentes figuram Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade Pós-Capitalista, todos publicados pela editora Pioneira, atualmente Thomson.

Livros sobre Peter Drucker

• Beatty, Jack, World According to Peter Drucker (1998) ISBN 068483801X

• Edersheim, Elizabeth Haas, "The definitive Drucker" (2007) ISBN 139780071472333

• Edersheim, Elizabeth Haas, "A essência de Peter Drucker: uma visão para o futuro". trad. Afonso Celson C. Serra. (2007) ISBN 13 9788535220377

• Flaherty, John E., Peter Drucker: Shaping the Managerial Mind (1999) ISBN 0787947644

• Krames, Jeffrey A., Inside Drucker's Brain (br: A cabeça de Peter Drucker) (2010) ISBN 9788575426210

• Rosenstein, Bruce. "Living in more than one world" (2009) ISBN 9781576759684

• Rosenstein, Bruce. "O legado de Peter Drucker" (2010) Trad. Carlos Cordeiro de Mello. ISBN 9788535236828

• Tarrant, John C., Drucker: The Man Who Invented the Corporate Society (1976) ISBN 0843607440

Ernest Dale

Ernest Dale, um, autor e consultor de gestão acadêmica para empresas líderes, faleceu no dia 16 de agosto, em Manhattan. Ele tinha 79 anos.

Entre muitos livros do Sr. Dale foram '' Os grandes organizadores '' (1960) e 'Gestão: Teoria e Prática' (1965), que foi usado como um texto em cursos de gestão da faculdade.

Foi consultor na década de 1950 e 1960 com Du Pont, IBM e Unilever. Ele estava nos conselhos de Olivetti, Upjohn e Renault.

Nascido em Hamburgo, na Alemanha, ele recebeu um doutorado em economia pela Universidade de Yale em 1950 e ensinou administração de empresas na Universidade de Columbia e da Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

Reconhecido mundialmente por seus conselhos sobre liderança e organização.

Seus principais trabalhos:

• "As grandes organizações."

• “A teoria de gestão e prática."

• “Planejamento e Desenvolvimento da Empresa Estrutura Organizacional.”

George R. Terry

George R. Terry (01 de Fevereiro de 1893 – 1979).

Professor de finanças e Administração em Ball State University (1969-1979)

Professor em Northwestern University School of Business Administration (1944-1969)

Se empenhou também como Diretor de Investigação em:

- Foote, Cone and Belding Inc.

- Chicago.

Foi presidente da American Products Company.

...

Baixar como  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »