TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria japonesa que pode ser aplicada em qualquer empresa “Qualidade”

Artigo: Teoria japonesa que pode ser aplicada em qualquer empresa “Qualidade”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Artigo  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIA JAPONESA QUE PODE SER APLICADA EM QUALQUER EMPRESA “QUALIDADE”

O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.

Senso de Utilização - Consiste em separar o que é útil do que não é. Criar uma ordem para utilização de materiais úteis e descartar o que é desnecessário.

Senso de Organização – Baseia-se em estabelecer um lugar para cada material, identificando e organizando cada um conforme a freqüência do uso. Deixando no ambiente próximo ao colaborador somente o Material necessário.

Senso de Limpeza – Preza por manter os ambientes de trabalho limpos e em ótimas Condições operacionais.

Senso de Saúde – Visa a conscientizar os colaboradores sobre a importância de adotarem hábitos saudáveis. Padroniza o comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.

Senso de Autodisciplina: Autodisciplina é um estágio avançado de comprometimento dos colaboradores com o programa. É a autogestão, em que o colaborador se adapta à nova realidade e consegue atingir satisfatoriamente os quatro princípios anteriores do 5S.

Se o 5S é uma coisa natural, por que devemos insistir em aprender a praticá-lo?

Devemos ensinar o tão natural 5S exatamente porque a vida do ser humano não é assim tão natural. Temos tanta tecnologia, conhecimentos, cultura, valores, tantos recursos artificiais descobertos, aperfeiçoados ou inventados pela humanidade, que não é mais possível utilizá-los sem aprendizado e treinamento.

 5S COMO QUALIDADE DE VIDA

Ora, muitos recursos não adiantam nada se não soubermos utilizá-los, ordená-los, limpá-los, conservá-los e, finalmente, descartá-los ou reciclá-los quando chegar a hora.

Nesta nossa vida tão cheia de novidades e oportunidades, é o 5S que vai nos mostrar como melhor aproveitá-las para a Qualidade de Vida. Qualidade de Vida para a humanidade e, sobretudo, para o sistema biológico, do qual fazemos parte e sem o qual não podemos viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com