TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias racionais aplicadas ao consumidor organizacional

Por:   •  16/4/2015  •  Artigo  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

As teorias racionais aplicadas ao consumidor organizacional

O usa desta teoria esta voltado ao business-to-business, é um comportamento de compra e consumo de empresas. Morgan (1996) mostra uma das metáforas da empresa seria vê-la como máquina ,funcionando como um relógio. Nessa visão, bem aceita no meio empresarial , a compra é um processo que envolve passos e funções perfeitamente delimitadas. Uma das regras que compõe o processo é comprar o estritamente necessário pelo menor preço, pela melhor qualidade, pela melhor condição.

Teorias de motivação do comportamento do consumidor

Paralelamente ás teorias racionais e positivas, exploradas no item anterior, desenvolvem-se algumas teorias da motivação sobre o comportamento humano, cujo fundamento é a afirmação de que o comportamento pode ser entendido no jogo das emoções e dos afetos que fluem nos sujeitos, deixando o racional em segundo plano. Umas das teorias de motivação maos comentada e utilizada em Marketing é a teoria psicodinâmica de Freud. Alguns testes com alunos e profissionais, no entanto, têm mostrado certo desconhecimento a respeito dos fundamentos dessa teoria e, portanto , uma inconsistência do uso de seus pressupostos.

Teorias comportamentais sobre o consumo

Denominam-se teorias comportamentais ou do condicionamento aquelas abordagens que buscam experimentalmente modelar o comportamento humano.

Seguindo uma linha positivista, a Psicologia Comportamental colocava como objetivo de estudo apenas os fenômenos observáveis, eliminando, portanto, as emoções, os afetos e, evidentemente, qualquer noção de inconsciente.

Entre os autores mais importantes e estudados em Marketing, encontramos Skinner, com sua teoria do condicionamento. Em um de seus primeiros artigos, o autor questionou o uso de teorias qu colocavam conceitos não observáveis, como o de inteligência. Era uma crítica a inúmeros modelos de psicologia que partiam de pontos indefensáveis nos paradigmas das ciências positivas.

Teorias sociais

A sociologia tem como objeto de estudo o comportamento de grupos e também o comportamento individual, mantido o foco de unidade no grupo. È claro que o comportamento de consumo acana chamando acaba chamando a atenção de sociólogos, pois alguns dos comportamentos, do consumo de moda e o consumo de esportes parecem tão intimamente ligados á influência de grupos que fica difícil utilizar outra argumentação.

Teorias existenciais

A história da fenomenologia e do Existencialismo é exatamente a busca de alguns fundamentos, criticando a ciência, que estava “ teórica demais”. O existencialismo é um movimento filosófico cientifíco que crítica os princípios rígidos da ciência positiva, afirmando que há uma relação indissociàvel do ser com o mundo.

Capitulo 4

Modelos de tipologia

Criar tipos de consumidores é uma ação rotineira para os administradores. Quase toda discussão sobre ações de Marketing se inicia com a qualificação do público-alvo, utilizando-se critérios de tipologia. A tipologia tem tradição nas ciências naturais, como a física e a quimica, com suas classificações em categorias, grupos e classes, mas encontra alguns problemas quando aplicada aos fenômenos humanos.

Critérios demográficos

Os critérios demográficos são muito utilizados nas pesquisas de mercado mas deve-se ter cuidado ao criarem previsões de comportamento a partir dessas variáveis, pois ainda não a resultados suficientes que sustentem essa ligação. È mais específica ela vai se tornando e maior a probabilidade de acerto nas previsões.

Características da personalidade

As tipologias são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com