TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Do Comércio Internacional

Artigos Científicos: Teorias Do Comércio Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 3

Aula Tema 02: Teorias do Comércio Internacional

Histórico do País Importador

A República Popular da China, conhecida como China é o maior país da Ásia Oriental com mais de 1,3 bilhões de habitantes, sendo o terceiro país maior do mundo em área terrestre. Atualmente possui uma das maiores potências econômicas que mais crescem no mundo, é república socialista e governada pelo Partido Comunista da China. A faixa etária predominante da população: 0 a 14 anos: 17,6% - 15 a 64 anos: 73,6% - 65 anos ou mais: 8,9% (estimativa 2011). Idade média da população: total: 35,5 anos / homens: 34,9 anos / mulheres: 36,2 anos (estimativa de 2011). O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingiu US$ 8,28 trilhões ou 51,93 trilhões de yuan em 2012 (com crescimento de 7,8%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

As negociações internacionais do país obteve um crescimento intenso devido ao fato de o governo controlar os salários e regras trabalhistas tornando assim as empresas chinesas um custo reduzido com a mão de obra e consequentemente obtendo os salários mais baixos e deixando os produtos mais baratos do mundo, com isso a China é a nação com o maior crescimento econômico dos últimos 25 anos.

As multinacionais visando baixos custos de produção e mãos de obra abundante se instalam com mais frequência e aumento dos índices de exportação deste país. A China é o maior produtor mundial de alimentos como: milho, arroz, suínos e grãos, os principais produtos importados são eletrônicos, máquinas, petróleo bruto, instrumentos de precisão, produtos orgânicos e metais. Os produtos exportados são eletrônicos, máquinas, telas planas, têxteis, plásticos, produtos químicos, fotográficos, de medição e médico-cirúrgicos. Teve um aumento de investimento na área de educação principalmente na parte técnica e na produção de tecnologia. Atualmente a China assume a condição de segunda nação mais importante na produção de material de escritório e informática do mundo e a primeira do ramo de produção de veículos automotores entre outras posições estratégicas do mundo.

Os fatores que afetam negativamente a China é que a grande parte da população vive em situação de extrema pobreza, o grande nível de poluição do ar e que atingi os rios também devido aos combustíveis fósseis, as menores remunerações salariais e as péssimas condições de trabalho.

A cultura da China se fundamenta nos sistemas de convicção, os chineses têm conceitos de um mundo sagrado e ás vezes um mundo espiritual, mas não invocam um conceito de Deus. A própria classificação de um sistema de convicção chinês como religião ou filosofia é problemático. Assim, Confucionismo e taoísmo são considerados como religiões por alguns, enquanto outros os consideram somente como filosofias de vida.

Assim podemos terminar dizendo que o crescimento chinês mantém um ritmo intenso podendo se transformar nas próximas décadas na maior economia do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com