TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Nestlé Socôco

Monografias: Texto Nestlé Socôco. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 6

Questões para discussão sobre o texto NESTLÈ – SOCÔCO

1- Quais as questões instáveis e delicadas que a gerência da qualidade precisa administrar e no que isto reflete?

Mas a empresa deve também satisfação a seus acionistas! Clientes têm que ser atendidos e o retorno sobre o investimento garantido. Em um ambiente competitivo caracterizado pela concorrência acirrada e crescente poder de barganha do segmento varejista, a defesa das margens de lucro exige eficiência produtiva, conferindo à gestão da qualidade uma função estratégica na redução dos custos de produção, logística de suprimento e de distribuição.

2- Discorra sobre cliente vs confiança e qualidade vs marca.

Confiança na marca representa um contrato entre a empresa e a cabeça do consumidor, cuja renovação depende de uma estratégia acurada de gestão da qualidade que ultrapassa os limites da empresa, estendendo-se a seus fornecedores e distribuidores.

3- Qual é o principal objetivo da Nestlè?

Seu principal objetivo é a satisfação dos consumidores.

4- Qual é o posicionamento estratégico da Nestlè no mundo?

Seu posicionamento estratégico está fundamentado em marcas fortes com reputação de alta qualidade. Todas as outras ações estão condicionadas por esse posicionamento fundamental, o que inclui o relacionamento com seus fornecedores

5- O que se entende por Certificação Nestlè de Qualidade assegurada e de que forma esta foi implementada na Socôco?

Foi o coroamento de um longo processo de investimento em qualidade que a empresa vinha fazendo e que em 1996 levou a Nestlé a convidá-la a iniciar o processo de certificação.

6- Por quais transformações o sistema agroindustrial de alimentos tem passado nas últimas décadas. Isto é positivo para a qualidade?

A abertura comercial, desregulamentação, avanço na consolidação do Mercosul e posterior estabilização monetária provocaram alterações substanciais no ambiente competitivo das empresas. Resultado: rápida concentração em todos os segmentos do sistema agroindustrial de alimentos, certamente compensado pela ampliação das linhas de produtos oferecidos ao consumidor brasileiro, conjugadas com quedas de preço real dos alimentos industrializados. Não há valorização da qualidade e muitas atuam no mercado informal.

7- O que é o market share e como ele se comporta para o mercado de alimentos em geral?

O mercado de alimentos industrializados é fortemente concentrado e, no caso dos produtos de coco, as duas maiores empresas possuem aproximadamente 70% de market

share.

8- Quais conseguências o plano real trouxe para o mercado de alimentos na década de 90? Existem reflexos hoje?

Resultou em um aumento inusitado da demanda por alimentos industrializados de maior valor agregado. Conquistar novos consumidores tornou-se meta prioritária para a indústria e o varejo, crescendo substancialmente o lançamento de novos produtos e a agressividade em preços.

9- Na situação criada pós-plano real, qual a importância da gestão da qualidade para as empresas?

Preservação do valor das marcas e, principalmente, na redução de custos por meio da diminuição do retrabalho, recalls, análises, sobrepeso, reclamações, autuações, perdas de fabricação, perdas de embalagem, dentre outras.

10- Comente a questão fidelidade à marca na era da estabilização de preço no Brasil.

Segundo especialistas da área de marketing, as marcas já não gozam da fidelidade irrestrita do consumidor. Se antes da estabilização de preços uma marca líder podia custar 15% a mais do que as marcas populares, hoje essa fidelidade caiu para cerca de 5%.

11- Qual é a relação entre mercado do côco ralado importado, o mercado do óleo de côco nos países exportadores e subsidiados e o déficit de produção no Brasil.

Nesses países produtores, o coco é a principal fonte de óleo para a indústria de sabão e cosméticos, e para alimentação sendo subsidiado e incentivado pelo governo desses países. O coco ralado e leite de coco são subprodutos cujo custo é influenciado pelo suporte ao óleo. Entretanto, a proteção obtida pela produção nacional tem sido relativa, e a importação continuou crescendo.

12- Qual é a atual situação do mercado nacional de produtos finais?

Trata-se de um mercado em expansão, onde a capacidade produtiva observada é insuficiente para atender toda a demanda potencial por produtos derivados de coco.

13- Qual é a estratégia competitiva da Nestlè no Brasil?

Claramente uma estratégia de inovação em produto e força de marca calcada na reputação de alta qualidade. Segundo a avaliação da própria empresa, o seu crescimento deve-se muito à sua capacidade de adaptação ao mercado, de inovar e lançar novos conceitos e produtos com marca forte, comunicar-se facilmente e de manter sempre seus produtos disponíveis aos consumidores.

14- De que forma a Nestlè trabalha a inovação?

Com o desenvolvimento de processos e conceitos nutricionais, e a exploração simultânea de novas matérias-primas e sua utilização industrial.

15- Comente de que forma a Socôco inovou industrialmente em relação a Ducôco.

A Socôco inovou ao transformar o processo industrial descontínuo, de batelada, em contínuo. Tendo realizado este desenvolvimento sozinha, sendo pioneira, e ainda sem imitadores, a Socôco não patenteou esta inovação, tratando-a como segredo industrial.

16- Relacione desenvolvimento tecnológico no sistema do côco e países em desenvolvimento.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com