TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toyota e os Princípios Administrativos

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

    Toyota e os princípios administrativos

A Toyota é umas das grandes empresas inovadoras contemporâneas.

O “Sistema Toyota de Produção” é um modelo revolucionário que transformou a indústria automobilística, mas que poderia ter sido facilmente descoberto por qualquer outra empresa, pois tem como base os princípios administrativos a muito tempo pensados por Taylor.

Hoje, a empresa é reconhecida por possuir um padrão de excelência único no mundo, por ser inovadora e por ter uma organização exemplar, dando ênfase as pessoas, tarefas, administração e ambiente.

Seus objetivos organizacionais são muito claros e estão focados no ambiente em que estão inseridos, ou seja, na sociedade que as envolve e condiciona o seu comportamento. Mesmo vivenciando uma fase de incertezas, tem superado as variáveis do ambiente e se destacado entre as outras empresas concorrentes.

Partindo das definições de Clima e Cultura organizacional, a maneira como lida com os fatores influenciáveis e com as mudanças dos mesmos é exemplar, e pode ser considerada um dos principais motivos de sua eficiência e eficácia.

Por ser uma empresa montadora Japonesa, teve uma certa dificuldade inicial de inclusão em mercados já dominados por outras empresas “regionais”, então a integração com as comunidades locais onde suas fabricas se instalam passa a ser essencial. A Toyota passa a contratar pessoas destas localidades, oferecendo treinamento básico para a linha de produção, incentivando suas habilidades e competências.

A falta de treinadores japoneses experientes fez-se idealizar um método onde       não-japoneses treinem não-japoneses, e isso acaba contribuindo ainda mais para a integração com as comunidades, pois as pessoas se sentem satisfeitas em ver que a empresa dá oportunidades de crescimento a pessoas da sua região.

Em fim, qual o segredo da Toyota? Uma cultura nascida há mais de 70 anos, ancorada na busca incessante pela inovação, aliada a todas as funções, conceitos, ênfases e ações administrativas.

Pode-se dizer que suas principais ações administrativas são:

  • Produção enxuta e padronizada: o sistema de produção consiste numa cadeia de suprimentos altamente terceirizada, que prevê a eliminação dos estoques e a busca permanente pela agilização e padronização do processo produtivo.
  • Eficiência logística: leva ao extremo o conceito de just-in-time (algo como a peça necessária, na quantidade necessária, no momento necessário). Os fornecedores são monitorados em tempo real.
  • Redes de conhecimento: promove a transferência de seu know-how para os parceiros, treinados para atuar de acordo com a cultura Toyota. O compartilhamento do conhecimento cria redes que facilitam a troca de informações.
  • Flexibilidade no chão de fábrica: os operários da empresa têm autonomia para interromper a produção, caso detectem algum problema em peças ou equipamentos, evitando que os defeitos apareçam apenas no final do processo.
  • Agilidade para incorporar tecnologias: foi a primeira empresa a fabricar em grande escala um carro híbrido.
  • Conhecimento do consumidor: enquanto os outros fabricantes faziam carros a partir de concepções de seus engenheiros, a Toyota inovou ao mapear as expectativas dos clientes.

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com