TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho - Analise Natura

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.450 Palavras (14 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]


  1. Introdução

A Empresa Natura, inserida no mercado de cosméticos, fundada em 1969, começou como uma pequena empresa que produzia somente cosméticos destinados ao cuidado com a pele, e que eram comercializados em uma única loja em São Paulo. Nesses 40 anos, as linhas incluíram itens de perfumaria, maquiagem, cuidados com a pele, shampoo e banho. Em 2005 a empresa tornou-se a líder deste segmento de mercado no Brasil. A empresa investiu muitos recursos para conseguir a liderança de mercado, desbancando outras empresas que estavam investindo, e aproveitou-se das oportunidades que este mercado estava propiciando. Um dos grandes investimentos realizados foi na área de marketing, incluindo as estratégias do composto de marketing. A Natura foi, em 1983, a primeira empresa a introduzir refis no setor de cosméticos brasileiro. Em 2007 passou a fornecer aos seus consumidores produtos de carbono neutro, graças ao seu Programa Carbono Neutro, destinado a reduzir e compensar as emissões de gases geradores do efeito estufa (GEEs), desde a atividade de extração de matérias-primas até a disposição final do produto no meio ambiente. No mesmo ano, foi pioneira ao disponibilizar aos seus clientes a Tabela Ambiental: um quadro informativo impresso nas embalagens dos produtos, que apresenta dados técnicos sobre as formulações e embalagens. Inspirada na tabela nutricional de produtos alimentícios traz informações como o percentual de ingredientes de origem vegetal renovável e número recomendado de refilagens.


  1. Fundamentação teórica

2.1 - Segmentação e seleção de mercado

O mercado é formado por compradores e vendedores, compradores têm comportamentos variados, o grande desafio da segmentação de mercado, é identificar compradores com comportamento de compra homogêneo.

Como resultado da curva de experiência, aplicada a produção e ao marketing que mostra uma correlação entre redução de custos e a economia de escala, surgiu a necessidade da segmentação de mercado, que é tarefa de identificar grandes quantidades de pessoas que constituem os mercados-alvos (COBRA, 1992).

Segundo PINTO (1980, apud COBRA, 1992), mercados são pessoas, pessoas são indivíduos, e os indivíduos são individuais nas suas preferências, nas suas necessidades, nos seus gostos, nas suas idiossincrasias. E a busca desses grupos homogêneos de consumidores, num certo sentido, talvez seja o objetivo, por excelência, da atividade de marketing.

Para segmentar e selecionar o mercado alvo, temos que analisar e identificar o grupo de consumidores disponíveis nessa área de atuação. Para essa analise, usamos algumas bases conhecidas de segmentação de mercado. Entre as bases conhecidas para segmentação de mercados, destacamos algumas: Localização geográfica, características demográficas, características socioeconômicas, características psicológicas, características comportamentais dos consumidores e características relativas ao mix de marketing. Alem dessas bases, uma organização para vender seus produtos a um determinado publico alvo de consumidores, também devemos analisar requisitos básicos, como: Se a necessidade do consumidor com a compra do produto será satisfeita, se há consumidor com poder de compra desse produtos e as condições para efetuar a compra.

2.2 - Posicionamento de marketing

No mundo de hoje, com mercados mais competitivos, as empresas têm focado cada vez mais em estratégias de Marketing, para se destacarem, frente à concorrência. Uma dessas estratégias é o posicionamento do Marketing.

O posicionamento de Marketing é o modo como as empresas querem ser lembradas pelos seus clientes no mercado. Há diversas companhias que investem em estratégias de posicionamento, onde se cria uma imagem que associa a empresa a determinados estilos de vida, hábitos ou a frases marcantes.

Segundo LAS CASAS (2010), uma empresa que utiliza o posicionamento de marketing na promoção de seus produtos e serviços procura ocupar um espaço na mente de seus clientes, com a intenção de influenciar, de certa forma, a decisão na hora da compra.

Um dos fatores principais para a formação do posicionamento de Marketing é o diferencial de mercado. As empresas que adotam essa estratégia procuram se destacar das demais, para que o cliente lembre-se em primeiro lugar do nome dessas empresas. O posicionamento, apesar de ter importância na hora da compra de determinado bem ou serviço, possui outro fator importante: O feedback do cliente. Ao oferecer determinada mercadoria como diferencial no mercado, uma empresa deve verificar se aquele diferencial tem importância na decisão final de compra dos consumidores. Caso seja um fator irrelevante na tomada de decisão, a empresa estará gastando recursos e focando em estratégias de marketing que não agregam valor.

Segundo LAS CASAS (2010), as tentativas de diferenciação devem atender a 6 critérios: Importância, Distinto e disponível, superior, comunicável, acessível e rentável.

Importância: O diferencial do produto/serviço deve representar algo para os clientes.

Distinto e disponível: A diferença não pode ser desempenhada pela concorrência.

Superior: A diferença deve trazer benefícios ao cliente. Portanto, deve ser superior aos produtos da concorrência.

Comunicável: Os clientes devem estar cientes de que há uma diferença.

Acessível: Os clientes devem poder pagar pela diferença.

Rentável: A diferença irá agregar valor, de forma que torne o produto rentável para a empresa.

As empresas podem se diferenciar nas características básicas dos produtos, como durabilidade, desempenho, estilo e design. No caso de empresas de serviços podem se diferenciar pela oferta, que consiste em oferecer um ambiente físico diferenciado ou podem se diferenciar pelas pessoas, que consiste em atendimento diferenciado, com pessoas qualificadas e preparadas para oferecer serviços de qualidade.

O primeiro passo para realizar um posicionamento de Marketing é o reconhecimento do que está sendo ofertado no mercado na atualidade. Para isso, deve ser feita uma pesquisa que revele os atributos importantes para os clientes e quais estratégias os concorrentes estão utilizando para atender tais atributos.

Deve ser feito um estudo onde o cliente estabeleça uma relação de prioridades de atributos. Posteriormente, é feito um mapa perceptual. Esse mapeamento é feito em relação aos principais atributos identificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (128.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com