TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De ADM

Monografias: Trabalho De ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Administração

1) Fale sobre as origens da Teoria de Sistemas.

A teoria dos sistemas surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Von Bertalanffy. E chegou a TGA a partir da década de 1960. E tem tendência para integração das ciências naturais e sociais.

2) Dê o conceito de sistema.

Conjunto de partes que interagem entre si e formam um todo unitário.

3) Caracterize os sistemas.

Dividi-se em subsistemas, que por sua vez são formados pela reunião de outros subsistemas – hierarquia, estrutura.

* Os sistemas podem operar simultaneamente em série ou em paralelo;

* Os sistemas existem necessariamente em um meio e são por ele condicionados;

* Os limites definem o que é o sistema e o que é o ambiente que o envolve.

4) Classifique os tipos de sistemas quanto à sua constituição e quanto à sua natureza.

Quanto a sua constituição os sistemas são físicos ou concretos, que são compostos de equipamentos, maquinário, objetos e coisas reais e também são sistemas abstratos ou conceituais, sendo compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses ou ideias. Quanto a sua natureza os sistemas são abertos apresentando relações de intercâmbio com o ambiente através de entradas e saídas e também são sistemas fechados que não apresentam intercâmbio com o ambiente que os circulam.

5) Quais são os componentes dos sistemas?

Os componentes do sistema são: entrada, onde o próprio sistema recebe e importa insumos do ambiente como recursos, energia e informações. A saída é a transformação dos resultados recebidos do processo de entrada que serão exportados novamente ao ambiente na forma de produtos ou serviços. E também a retroação que é o efeito de retorno da saída sobre a entrada do sistema, sendo conhecido como Feedback.

6) Explique o modelo sociotécnico de Tavistock.

O modelo sociotécnico de Tavistock são os subsistemas técnicos que compreende as tarefas a serem desempenhadas, como instalações físicas, equipamentos e instrumentos utilizados, exigências das tarefas, utilidades e técnicas operacionais. E são os subsistemas sociais que compreende as pessoas, suas características físicas e psicológicas, as relações sociais entre os indivíduos encarregados da execução da tarefa, bem como as exigências de sua organização formal como informal na situação de trabalho.

7) O que é contingência?

Contingência significa incerteza, eventualidade. Algo que pode ocorrer ou não a depender das circunstâncias.

8) Fale sobre as origens da Teoria da Contingência.

A teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto na organizações ou na teoria administrativa. E existe uma relação funcional entre as condições do ambiente entre as técnicas administrativas utilizadas para o alcance eficaz dos objetivos organizacionais dependentes.

9) Quais foram os resultados da Pesquisa de Chandler sobre estratégia e estrutura?

A estratégia define a estrutura organizacional em diferentes ambientes, levando as empresa a adotar novas estratégias e as novas estratégias, exigindo diferentes estruturas organizacionais.

10) Diferencie sistemas mecânicos de sistemas orgânicos.

Exemplos desta diferença é que os sistemas mecânicos tem ênfase exclusivamente individual e nos cargos da organização e tem relacionamento do tipo autoridade-obediência. Já os sistemas orgânicos tem ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos, e tem confiança e crença recíprocas.

11) Dê os conceitos de diferenciação e integração.

Diferenciação: são os setores da empresa que são bem definidos, como por exemplo: Empresa, fins, RH, vendas e produção.

Integração: é quando não há uma separação clara dos setores.

12) Fale sobre o ambiente na Teoria da Contingência, exemplificando o ambiente geral e o ambiente de tarefa.

Na teoria da contingência, as condições de ambiente causam transformações no interior das organizações, ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional.

13) Dê a definição de tecnologia.

A tecnologia é algo que se desenvolve nas organizações por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e a execução de tarefas, e pelas manifestações físicas constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação de insumo recebidos pela empresa em resultados

14) Em que consiste a Adhocracia?

Consiste basicamente na integração das tarefas da mesma natureza, numa forma mais humana e eficaz de administrar uma empresa para que tenha mais confiança a depositar, e punido de alguma maneira aos que não estão correspondendo.

15) Quais são as críticas à Teoria da Contingência?

As críticas são: relativismo em administração, bipolaridade contínua, ênfase na tecnologia, compatibilidade entre sistemas abertos e fechados, caráter eclético e integrativo.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »