TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Decente - Organização Mundial Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Decente - Organização Mundial Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE: 4

2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE: 5

2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES: 5

2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT: 5

2.5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS: 6

2.6 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE:6

2.7 ANÁLISE DE COESÃO E COERÊNCIA DOS TExtos: 6

3 CONCLUSÃO: 8

1 INTRODUÇÃO

O Trabalho Decente, conceito formalizado pela OIT em 1999, sintetiza a sua missão histórica de promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter um trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

A promoção do Trabalho Decente é considerada uma prioridade política do Governo brasileiro, assim como dos demais governos do hemisfério americano. Essa prioridade foi discutida e definida em 11 conferências e reuniões internacionais de grande relevância, realizadas entre setembro de 2003 e novembro de 2005.

No Brasil, a promoção do Trabalho Decente passou a ser um compromisso assumido entre o Governo brasileiro e a OIT a partir de junho de 2003, com a assinatura, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIAÇÃO DE TRABALHO DECENTE:

O conceito de Trabalho Decente foi introduzido pela OIT e visa a traduzir o objetivo de garantia a todas as pessoas de oportunidades de emprego produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.

Entende-se como ‘oportunidade de emprego produtivo’ a garantia a todos que queiram trabalhar da chance de efetivamente encontrar um emprego, o qual seja instrumento que permita o alcance de um nível de bem-estar aceitável ao trabalhador e sua família. ‘Emprego em condições de liberdade’ refere-se ao fato de que o trabalho deve ser livremente escolhido e o direito de participação dos trabalhadores em organizações sindicais. ‘Emprego em condições de equidade’ traduz a necessidade de tratamento justo e equitativo aos trabalhadores, respeitando-se as diferenças, repugnando-se as discriminações, além de possibilitar a conciliação entre trabalho e família. Já ‘emprego em condições de segurança’ sublinha a preocupação com a proteção à saúde dos trabalhadores, assim como sua proteção social, em caso de problemas nessa área. Por fim, ‘emprego em condições de dignidade’ pressupõe o respeito aos trabalhadores e a possibilidade de participação nas decisões relativas às condições de trabalho.

O Trabalho Decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

Para a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a noção de trabalho decente se apoia em quatro pilares estratégicos:

a) Respeito às normas internacionais do trabalho, em especial aos princípios e direitos fundamentais do trabalho (liberdade sindical e reconhecimento efetivo do direito de negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminação de todas as formas de discriminação em matéria de emprego e ocupação);

b) promoção do emprego de qualidade;

c) extensão da proteção social;

d) diálogo social.

2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE:

A Agenda Nacional de Trabalho Decente se estrutura a partir de três prioridades:

• Prioridade 1: Gerar Mais e Melhores Empregos, com Igualdade de Oportunidades e de Tratamento.

• Prioridade 2: Erradicar o Trabalho Escravo e Eliminar o Trabalho Infantil, em especial em suas piores formas.

• Prioridade 3: Fortalecer os Atores Tripartites e o Diálogo Social como um instrumento de governabilidade democrática.

2.3 QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES:

Em junho de 2003 o tema “Trabalho Decente”, passou a ser um compromisso assumido pelo governo brasileiro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, assinaram um documento que previa uma Agenda Nacional do Trabalho Decente (ANTD). Esse compromisso vem refletindo positivamente no mercado de trabalho.

A participação das mulheres e negros no mercado de trabalho aumentou; A taxa dos empregos formais vem crescendo; Aumento da Proporção de trabalhadores ocupados associados a um sindicato; Avanços na erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo; Criação e reconhecimento das Comissões de Emprego, compostas de forma tripartite e paritária, que promovem participação da sociedade e consequentemente o dialogo social.

2.4 TRABALHO DECENTE EM SUA REGIÃO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT:

Segundo o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, no Rio Grande do Sul não faltam empregos, mas mão de obra qualificada. A economia se desenvolveu, as demandas por emprego aumentaram e o governo está tendo um olhar diferenciado para a área do trabalho.

Isso demonstra que a nossa região oferece trabalhos que podem ser considerados decentes já que oferecem produtividade, em condições de liberdade, equidade, segurança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com