TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DECENTE

Projeto de pesquisa: TRABALHO DECENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 TRABALHO DECENTE 4

2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4

2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE 4

2.3 PRINCIPAIS AVANÇOS DAS PRIORIDADES 5

2.4 TRABALHO DECENTE NA REGIÃO NORTE SEGUNDO A RESOLUÇÃO DA OIT................................................................................................................................ 5

2.5 A PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE É VIÁVEL PARA AS EMPRESAS 5

2.6 QUAL O PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO TRABALHO DECENTE 6

2.7 ANÁLISE DO TEXTO – COESÃO E COERÊNCIA 6

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Esta proposição tem por finalidade apresentar o trabalho decente como sua importância, aplicação e relevância social; sabendo-se que este se trata de uma atividade remunerada, capaz de garantir ma vida digna aos trabalhadores e sua família; porquanto é um mecanismo importante para superação da pobreza, redução das desigualdades sociais, para a garantia da governabilidade democrática e do desenvolvimento sustentável; além de buscar reduzir as desigualdades sociais, são definidos como estratégias para estimular a produtividade das empresas, promoverem o desenvolvimento econômico e social do país. Sendo assim o trabalho busca discutir a aplicabilidade e utilidade desta atividade remunerada tão explorada na sociedade moderna.

Na antiguidade sabe-se que havia as atividades conjuntas, como a obtenção de alimentos para a sobrevivência, estas atividades mais tarde pela necessidade do comércio denomina-se trabalho, que são realizações de atividades conjuntas e planificadas em que os diversos indivíduos participam no mesmo processo produtivo ou em outros diferentes.

Levando em consideração que o trabalho decente sempre existiu como trabalho formal e honesto, atualmente define por propor a oportunizarão de empregos a mais pessoas, cabendo, pois prioridade ao Governo Federal e OIT, promovendo e subsidiando mecanismos de proteção e garantias aos empregados destes setores.

2 TRABALHO DECENTE

"Sem sombra de dúvida, a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos, o mais que possa. E o que temos a fazer não é divagar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o caráter desses limites." [Karl Marx]

Após pesquisar a respeito de trabalho decente pude aprofundar o conhecimento e responder o questionário solicitado.

2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE

De acordo com a (OIT) organização internacional do trabalho. Trabalho decente e o trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.

Sendo assim trabalho decente é uma forma de diminuir e amenizar as desigualdades sociais, reduzir e superar a pobreza do país, e garantir assim o desenvolvimento sustentável.

O princípio do trabalho decente é a igualdade de oportunidades, de tratamento e de combate a todas as formas de discriminação. O combate ao trabalho infantil, trabalho forçado, trafico de pessoas, a exploração sexual e comercial.

2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE

No Brasil a promoção do trabalho decente passou a ser compromisso assumido entre o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a OIT em junho de 2003, e em maio de 2006 foi elaborado a agenda nacional de trabalho decente, tendo por base três procedimentos:

a) Gerar mais e melhores empregos e condições de trabalho para as pessoas, dar chance e igualdade de oportunidades para os cidadãos serem incluídos no mercado.

b) Diminuir o trabalho escravo, passando a ser trabalho remunerado, e o trabalho infantil, em especial em suas piores formas

c) Fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social como um instrumento de governabilidade democrática.

2.3 PRINCIPAIS AVANÇOS DAS PRIORIDADES

A partir do ano de 2000 registrou avanços como a baixa no desemprego, e a qualidade de trabalho, com o controle da inflação (implantação de uma nova moeda Real) o salário mínimo teve aumento proporcionando uma vida melhor aos trabalhadores do país. E manteve o crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho que evoluiu de 56,7% para 64,0%.

2.4 TRABALHO DECENTE NA REGIÃO NORTE SEGUNDO A RESOLUÇÃO DA OIT

Na Região Norte em Rondônia além de apoiar o trabalho decente estão lutando para erradicar o trabalho forçado e o trabalho infantil com base em cinco pilares estratégicos:

a) Os direitos e princípios fundamentais do trabalho;

b) A promoção do trabalho de qualidade;

c) A extensão da proteção social;

d) A elevação da escolaridade continuada;

e) Diálogo social.

O objetivo principal da região é a incorporação e o fortalecimento das dimensões gênero e raça nas políticas de erradicação da pobreza e da geração de emprego. Essa é a estratégia para diminuir a incidência da pobreza e as desigualdades de gênero e raça.

2.5 A PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE É VIÁVEL PARA AS EMPRESAS

O trabalho decente para as empresas não foi bem visto, pois teve redução nas remunerações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com