TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Economia De Redes

Trabalho Escolar: Trabalho Economia De Redes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

RABALHO DE ECONOMIA DE REDES

Concorrentes e Concorrência

As companhias aéreas dos USA passaram por variações acentuadas na década de 90. Não estavam conseguindo encher seus voos, ao invés de reduzir custo no geral, elas faziam promoções na Internet. Após os atentados de 11 de setembro, tiveram seus futuros incertos, precisaram pedir ajuda do governo para continuar a atuar.

Isso mostra que a sem uma reorganização de grande escala, não poderia ter se recuperado de uma crise tão sólida.

Identificação dos concorrentes e caracterização do mercado

É importante saber quem são nossos concorrentes, maiorias dos gerentes consegue identificar isso rápido. Mas mesmo assim é bom ter métodos para saber a quantidade e qualidade deles.

Uma empresa pode atuar em vários departamentos, por isso é preciso analisar o mercado em separado.

Os fundamentos da identificação de concorrentes

Existem agência que identificam esses concorrentes. De acordo com o (DOJ- Departamento de justiça dos USA), um analista só identifica todos os concorrentes de uma determinada empresa se uma fusão entre essas empresas facilitasse um pequno mas significativo aumento não-transitório de preço. Isso é chamado de critério SSNIP.

Medindo a estrutura do mercado

Mercados são distribuídos sendo concentrados(tendo apenas pouco fornecedores) ou não-concentrados. A estrutura de mercado refere-se ao número de distribuição de empresas num mercado.

Existem meios de calcular o coeficiente de concentração de N empresa. Isso dá a participação de N empresas nas maiores atuantes. Também existe o método de Herfindahl que é igual a soma de participações de mercado elevados ao quadrado de todas as empresas que atuam no mercado. Esse índice retorna muito mais informações que o CC.

Concorrência Perfeita

A teoria da concorrência perfeita é que existem muitos fornecedores de um bem homogêneo, e muitos consumidores bem informados que pode procurar o melhor preço sem custos. Nesse caso o consumidor fica mais sensível ao preço em questão, uma vez que ele pode encontrar em vários locais aquele bem. A demanda da empresa fica elástica e assim sua decisão é quando produzir e quando vender.

Quando acontece duas ou mais das seguintes condições o preço tende a cair:

1- Existem muitos fornecedores

2- Os consumidores perceberem que o produto como homogéneo.

3- Houve um excesso de capacidade.

Monopólio

Uma empresa é monopolista quando ela tem pouca ou nenhuma concorrência no seu mercado de produtos. Empresas assim tem curvas acentuadas, quando elas aumentam seus preços elas vendem menos seus produtos. O que diferencia um monopolista não é o fato dele enfrentar uma curva acentuada, mas sim ela mudar os seus preços sem se preocupar com a reação dos seus concorrentes.

Identificação de Concorrentes Geográficos

O censo é um bom jeito de encontrar concorrentes geográficos. Pode se filtrar por cidades, estados etc. Mas tem de ter cautela, pois precisa-se ter conhecimento do tipo de consumidor que se tem, se não pode acontecer erros de leitura dos dados.

Métodos de descobrir seus concorrentes diretos e indiretos podem ajudar onde você deve investir. Saber o que seu consumidor compra e de quanto em quanto tempo ele faz essas compras, onde eles moram, isso se torna ferramentas poderosas para ganhar mercado.

Com essas informações em mãos já é possível traçar um perfil do cliente e consumidor. Mas não é a prova de erros. A pesquisa pode revelar que mesmo empresas que estão na mesma categoria podem não ser concorrentes, e sim empresas que fazem o mesmo serviço (vender), e atendem públicos diferentes.

CAP 7

Comprometimento estratégico

Um comprometimento por parte de uma empresa não terá a resposta desejada dos seus concorrentes a não ser que ele três características:

1- Ele deve ser visível

2- Ele deve ser compreensível

3- Ele deve ser crível

Comprometimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com