TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Final Logistica

Exames: Trabalho Final Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  950 Visualizações

Página 1 de 4

1. Introdução

O objetivo desse trabalho final da disciplina de Logística e Gerencia de Operações é dividido em dois pontos.

Primeiro o estudo de caso sobre a Engemix que foi responder aos questionamentos propostos sobre o problema da empresa, as mudanças que realizou e os resultados dessa mudança. E o segundo, baseado no estudo proposto, identificar, explicar e justificar os fatores locacionais para a instalação de uma indústria siderúrgica.

2. Estudo de Caso: Empresa Engemix

A Engemix é integrante do grupo Votorantim Cimentos, é um dos maiores nomes do segmento nos pais, possui hoje mais de 90 centrais espalhadas por 1 estados do país. A empresa atribui seus resultados, aos constantes investimentos em tecnologia, inovação, dedicação e do comprometimento dos mais de 2.200 funcionários.

2.1 Os problemas da Engemix

O produto da Engemix é o concreto, que é altamente perecível e não reciclável. Através de uma pesquisa que objetivava conhecer a percepção de valor dos clientes, descobriu – se que ao contrario do que se acreditava, não era o preço, mas a qualidade, o cumprimento do horário de entrega e programação que agregavam valor ao seu produto.

A Engemix necessitava melhorar seu índice de acerto na entrega. A forma de atendimento e da própria distribuição dos atendimentos dos pedidos era umas das causas do problema. Enquanto em uma central falta caminhão, em outra poderia esta ocioso. E o caminhão que a informação percorria causava perda. Havia perda de confiabilidade do cliente na empresa devido à ausência de informação concisa no atendimento, que não era integrado.

A visão do trabalho anterior era isolada em cada centro, não havendo planejamento de atendimento para utilização máxima da frota disponível. Sem essa integração, as ocorrências de perdas eram constantes devido aos atrasos e ao perecimento das cargas, que também manivam a confiança dos clientes.

2.2 As mudanças introduzidas na Engemix

A empresa buscou por parceiros que criassem o sistema de otimização que precisava, até encontrar a NEOLOG e adquirir o SLC. O sistema trabalha sendo alimentado por informações provenientes de diversas fontes da empresa, pois era necessário integrar toda a informação necessária para atender a cada obra de forma mais eficiente possível.

O novo sistema, pioneiro em SP, é o único com operação 100% online. Ele permite aumentar o índice de acerto de entrega e dos veículos. Este novo sistema promoveu uma mudança de paradigmas ao permitir mudar de uma programação diária das unidades para uma consolidação na Central Engemix de Logística ( CEI). Os clientes passaram a entrar em contato somente com a área de logística, que está preparada e possui as informações para fazer o atendimento da forma mais eficiente no menor prazo possível. E ainda a ser disponibilizada ao cliente a possibilidade de acompanhar seu pedido online, inclusive o trajeto da betoneira online na tela.

De forma estrutura, a empresa foi repensada como uma só, maximizando todos os recursos disponíveis.

2.3 Os resultados obtidos pela Engemix

O novo sistema propiciou uma significativa melhora operacional a Engemix, levando – a à conquistar, inclusive, os prêmios “ Inovação Tecnológicas e Internet” e “ Meio Ambiente” em 2006,2007 e 2008.

Entre os resultados alcançados podemos enumerar:

- Melhoria no índice de acerto na entrega e a otimização no uso dos ativos;

- Redução do número de centrais de dosagem de 13 para 9 como manutenção do nível de atendimento e do desempenho.

- Aumento na produção (concreto produzido) – Na grande São Paulo foi de .300 m/dia em janeiro a 3.700 m/dia em setembro (68%);

- Ganho no mercado;

- Ganho de produtividade de 9% na utilização diária da frota;

- Redução de investimento – atende uma parcela maior do mercado com o mesmo número de caminhões;

- Aumento de 7% na frota de 143 para 153 no mesmo período;

- Diminuição de alterações na programação de 35%, no momento de implantação do SLC, para 20% atualmente;

- Melhoria no cumprimento dos horários de entrega e menores atrasos, trazendo um aumento da confiança do cliente na empresa.

3. Estudo de localização

Segundo Ballou ( 2006), localizar instalações fixas ao longo da rede da cadeia de suprimentos é um importante problema de decisão que dá forma, estrutura e contornos ao conjunto completo dessa cadeia. Essa formulação define as alternativas, justamente com os custos e níveis de investimentos a elas associadas, usadas para operar o sistema. A decisão de localização envolve investimentos maciços da empresa e que possui um dos maiores períodos de retorno. É um fator crítico que condiciona os custos de produção e distribuição. Uma posição bem escolhida permite poupar até 10% dos custos de produção, o que a posteriori não é possível devido a um conjunto de custos inerentes à reorganização espacial difíceis de reduzir.

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »