TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Flexivel

Artigo: Trabalho Flexivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

Horários flexéveis e factáveis

Muitas vezes, as jornadas de trabalho reduzidas trazem vários benefícios à empresa, como aceleração do desenvolvimento de pessoas, maior produtividade e menores custos. Porém os acordos precisam ser estruturados corretamente.

Um membro promissor de sua equipe lhe pede para reduzir a jornada de trabalho para três dias por semana durante quatro meses, para que ele possa fazer o MBA como se deve. Uma profissional de alto desempenho, extremamente bem treinada e que ocupa uma posição-chave, quer fazer um job share compartilhar a função com outra pessoa para passar mais tempo com o filho. Um gerente de vendas bem-sucedido pede para cumprir apenas 60% da carga horária, e não mais viajar, para que possa dar mais atenção à filha com necessidades especiais.

Em qualquer um desses casos, diga “não” e você correrá o risco de perder talentos-chave. Ao mesmo tempo, se disser “sim”, não estará colocando em risco a produtividade e a eficiência? Não, se você for cuidadoso, de acordo com nosso estudo com 88 gerentes e executivos de 20 empresas atuantes em seis setores de atividade nos Estados Unidos e no Canadá, incluindo Merck, Unilever, Bank of Montreal, Starbucks e Baxter International. Nosso estudo revelou que deixar os funcionários ter horários de trabalho flexíveis traz bons retornos:

-Maior retenção dos funcionários de alta performance.

-Maior produtividade e eficiência.

-Melhor trabalho em equipe.

-Maior treinamento e desenvolvimento cruzados dentro da equipe.

Mas nem todos os arranjos customizados criarão valor para sua organização. Para aumentar a probabilidade de que determinado acordo de horário flexível beneficie sua unidade e a empresa como um todo, você deve trabalhar quatro questões com o funcionário solicitante:

Como negociar um horário de trabalho flexível

Passamos grande parte dos nossos dias no escritório, a trabalhar arduamente para satisfazer chefes e progredir nas nossas carreiras… enquanto muitas vezes, a vida pessoal fica em standby. Os horários de trabalho flexíveis são um sonho para muitas pessoas porque podem representar o equilíbrio perfeito entre a esfera pessoal e profissional. Interessado? Saiba como negociar um horário trabalho flexível com o seu chefe e sair a ganhar.

Os motivos

Negociar e beneficiar de um horário de trabalho flexível tem muito mais a ver com o aumento da produtividade e a redução dos níveis de stress, do que com a possibilidade de dormir mais meia hora. Se perde mais de uma hora de manhã só para chegar ao escritório; se todas as tardes o seu ritmo de trabalho é quebrado pelas vezes que olha para o relógio, contabilizando o tempo que falta até ir a correr buscar os filhos à escola; ou até a pensar na lista de mil e um afazeres que estão a assombrar a sua vida pessoal… ter um horário de trabalho flexível pode ser exactamente aquilo que precisa.

Tipos de horários flexíveis

Precisamente por ser flexível, existem inúmeros horários de trabalho a considerar, antes de partir para a negociação. Analise bem cada um, para poder determinar, de forma realista, qual o melhor para si e para a empresa:

• Trabalhar 1 ou 2 dias por semana a partir de casa

• Trabalhar manhãs em casa e tardes no escritório ou vice-versa

• Trabalhar exclusivamente em casa, mantendo o mesmo horário praticado no escritório

• Trabalhar horas extra diariamente (no escritório ou à noite em casa) para usufruir de uma manhã/tarde/dia livre por semana

• Total ausência de horário, onde o trabalho é medido exclusivamente por objectivos semanais ou mensais

Vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com