TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gerencia De Produtos

Ensaios: Trabalho Gerencia De Produtos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  8.624 Palavras (35 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 35

1 Resumo Executivo

Desde que chegaram ao mercado, Coca-Cola e Pepsi rivalizam pela maior fatia de consumidores, não se limitando aos refrigerantes e estendendo a briga a segmentos como chás, sucos e energéticos.

Acirrada, a disputa se reflete na mídia na forma de comerciais ousados em que não é raro uma marca recorrer à justiça, ofendida com a atitude da outra.

Mais comum nos Estados Unidos, onde a tática é culturalmente mais aceita, a estratégia provocativa das empresas tem rendido vídeos fantásticos ao público que admira peças publicitárias.

A Coca-Cola Company enfrenta acusações de que a Coca-Cola traria efeitos colaterais perversos na saúde de consumidores, não havendo comprovação científica ou consenso sobre o assunto. Há também acusações de práticas monopolistas por parte da multinacional.

Em 1907 a Pepsi Já contava com uma rede de 40 franqueadas, registrando sua marca no México. Neste ano atingia o volume de 400 mil litros de xarope. Em 1908 a Pepsi inova. Foi a primeira companhia de bebidas a modernizar a distribuição, substituindo sua frota de carroças tracionadas a cavalo por caminhões. Já neste ano, 250 franqueados, em 25 estados americanos já estariam contratados para fabricar e vender Pepsi Cola.

Em 1923, após 17 anos de sucesso, a companhia declarou falência. Bradham apostou que o preço do açúcar iria aumentar, na bolsa de valores, e este teve uma queda significativa. Seu patrimônio foi adquirido pela Craven Holding Corporation por 30 mil dólares.

Todo mundo aqui deve saber que a base do capitalismo é a mídia e a propaganda. Não adianta ter um excelente produto se as pessoas não falam dele e/ou a própria empresa não investe em anúncios do seu produto. Ou como você acha que o iPod ou Playstation se tornaram produtos "cool" que fazem suas empresas faturarem milhões de dólares em vendas? Pois é, sem a propaganda as empresas não seriam nada, e elas buscam desesperadamente deixar os seus respectivos produtos “cools”, para isso apelam para mega estrelas carismáticas como a Britney Spears e/ou o Ronaldinho Gaúcho, mas às vezes todo esse esforço não trás bons resultados, então o negócio é praticamente entrar em guerra e fazer propaganda apelonas do seu produto denegrindo a imagem do outro concorrente.

2 Produto A

2.1 COCA - COLA

A invenção de um líquido em uma tarde de verão no ano de 1886 viria a se tornar parte da história do mundo e das civilizações. Imagine uma marca que esteja em todos os lugares do planeta. Uma marca conhecida por 99,9% da população mundial. Que dificilmente alguém nunca comprou. A COCA-COLA tem consumidores do Tocantins ao Timor Leste. No mais remoto local deste planeta, você será capaz de achar uma. Além disso, pode ser encontrada desde o mais requintado ambiente até o mais simples estabelecimento comercial. Esta é a marca COCA-COLA.

Produto B

2.2 Pepsi – PepsiCo

Uma rival forte e agressiva para a Coca-Cola, que busca na nova geração sua gama de consumidores, utilizando astros da música e do futebol em comerciais cinematográficos e ousados. A PEPSI-COLA é assim. É pura atitude. E incomoda muito a rival avermelhada de Atlanta.

3 Marca A (Coca-Cola) x Marca B (Pepsi)

3.1 O Sistema Coca-Cola Brasil

Com atuação de destaque no País desde 1942, a Divisão Brasil é uma das quatro maiores operações da The Coca-Cola Company. O Sistema Coca-Cola Brasil é composto pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos empresariais independentes, chamados de Fabricantes autorizados, além da Leão Junior e Del Valle, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e os distribuem aos pontos de venda. Esta estrutura absorve cerca de 53 mil colaboradores diretos e gera mais de 500 mil empregos indiretos.

Os Fabricantes têm um contrato através do qual se comprometem a produzir, engarrafar e distribuir todos os produtos da Coca-Cola Brasil, observando um rigoroso padrão de qualidade mundial, que é marca registrada da Empresa.

As fábricas que fazem parte do Sistema Coca-Cola Brasil encontram-se estrategicamente localizadas em todas as regiões do País, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda, para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não alcoólicas que engloba águas, sucos, refrigerantes, chás, achocolatados, energéticos e isotônicos.

3.2 Pepsi-Cola no Brasil

Em 1950 a Pepsi já era importada, dos Estados Unidos para uma loja o Rio Grande do Sul.

Em 1952 foi inaugurada uma fábrica brasileira de refrigerantes chamada “Refrigerantes Sul Rio-Grandense S.A.”, propriedade de Heitor Pires, que começa a produzir a Pepsi-Cola em Porto Alegre.

Oficialmente, o refrigerante Pepsi-Cola foi lançado no Brasil em 1953 através de uma das divisões da PepsiCo, a Pepsi Beverage International (PBI).

Até a Década de 1970, o estado do Rio Grande do Sul foi o único lugar do mundo em que o refrigerante Pepsi-Cola ganhou a “Guerra das Colas”, uma disputa entre as empresas “The Coca-Cola Company” e a “PepsiCo” pelo primeiro lugar em vendas.

No ano de 1988 as garrafas de Pepsi ganharam tampa de rosca.

Em 1994, a fábrica em Porto Alegre é fechada.

Em 1997, a PepsiCo firmou um acordo de franquia com a Companhia Cervejaria Brahma, com duração de 20 anos para a fabricação, distribuição e comercialização de seus produtos, até esta data a marca vinha passando por dificuldades de logística e distribuição da linha no país, que não ultrapassava mais de 50% do território nacional.

Em 1999 aconteceu a fusão das companhias Cervejaria Brahma e Antarctica Paulista, a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), englobando o contrato firmado anteriormente e que possibilitou a distribuição estar presente em todo território brasileiro.

Nas últimas décadas, a única região em que a Pepsi consegue reeditar sua guerra com a Coca-Cola é o estado do Rio Grande do Sul. A Pepsi já chegou a ser responsável por 40% das vendas no estado, mas atualmente é de 26% (na Grande Porto Alegre chega a 33,4% no segmento cola).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com