TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS; SAÚDE E SEGURANÇÃ DO TRABALHO; GERÊNCIA MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA; SEMINÁRIO IV

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.394 Palavras (14 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS; SAÚDE E SEGURANÇÃ DO TRABALHO; GERÊNCIA MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA; SEMINÁRIO IV

EMERSON PINTO RIBEIRO

BETIM - MG

OUTUBRO – 2014


EMERSON PINTO RIBEIRO

TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E JOGOS VIVENCIAIS; SAÚDE E SEGURANÇÃ DO TRABALHO; GERÊNCIA MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA; SEMINÁRIO IV

                Trabalho apresentado ao Professor _________

                 _____________________________________

                 da disciplina: Treinamento,desenvolvimento e jogos de Vivenciais; Saúde e Segurança do Trabalho; Gerência Motivação e Liderança; Seminário Interdisciplinar IV. Da turma do 4º Período, turno, Noturno, do curso de Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humano.

     

Faculdade Unopar

Betim - 22/10/214

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO                              p.4 p.5

2 – DESENVOLVIMENTO               p. 6 p. 7 p. 8 p. 9 p.10 p. 11 p. 12 p. 13 p. 14

3- BIBLIOGRAFIA                             p.15 p.16 p.17 p.18

     


 1-INTRODUÇÃO              

* Proporcionar ao acadêmico maior compreensão a respeito dos processos que envolvem os Programas de Treinamento e Desenvolvimento, e de Desenvolvimento Organizacional, abordando os principais aspectos relacionados ao conteúdo, visando desenvolver uma visão crítica frente às tendências contemporâneas. Na introdução o aluno deverá explicar o trabalho que vai desenvolver, a  sua justificativa  ou ponto de partida e os  objetivos que pretende atingir.. Pode ser breve, dependendo do tipo de trabalho pedido pelo professor. O objetivo da disciplina é apresentar o funcionamento, o processo dos grupos e as fases de desenvolvimento. Conhecer dinâmicas, jogos e vivências, a aplicabilidade na gestão de pessoas e desenvolvimento interpessoal. Ressaltar a importância do papel do coordenador e observador; conhecer alguns tipos de jogos e dinâmicas para seleção, desenvolvimento e treinamentos.

Apresentar o histórico da saúde e segurança no trabalho, abordando toda a contextualização.Abordar conceitos legais, ou seja, a legislação que trata da preservação da segurança e integridade física do trabalhador, bem como as responsabilidades que podem ser atribuídas em casos de acidentes graves ou fatais. Compreender a importância da inspeção de segurança e os benefícios gerados no controle de riscos existentes nas empresas, bem como os procedimentos que devem ser adotados para elaboração e confecção do mapeamento de riscos ambientais. Entender e compreender as Normas Regulamentadoras que devem ser aplicadas nas organizações, bem como as implicações legais caso não sejam observadas as referidas normas. Compreender o papel do líder na condução dos grupos e equipes, bem como a importância da motivação para o sucesso da organização. E proporcionando ao acadêmico a compreensão dos aspectos acentuados pela disciplina, visando ampliar a visão crítica do acadêmico frente à gestão de pessoas.

Objetivos Específicos

Nessa disciplina os alunos serão levados a:

Conhecer e desenvolver uma visão crítica sobre o gerenciamento organizacional.

Estabelecer práticas eficazes de gerenciamento.

Discernir as estratégias eficazes para as técnicas de tomada de decisão.

Analisar o processo de formação de grupos e equipes e a relevância do papel do líder nesse processo.

Identificar as principais abordagens e teorias de liderança.

Ponderar os fatores que interferem na motivação.

Elucidar a importância do ambiente e do trabalho na motivação humana.

Refletir sobre gestão de pessoas para o sucesso organizacional.

Práticas de Estágio Supervisionado, Dinâmicas, Técnicas e Jogos Vivenciais e Treinamento e Desenvolvimento. Discutiremos aspectos relacionados à Construção do TCC e  abordaremos a importância dos Grupos de Trabalho dentro das organizações e a utilização de Treinamentos ao ar Livre.


 DESENVOLVIMENTO  

Treinamento e Desenvolvimento

O aumento da importância da área de treinamento e desenvolvimento para as organizações vem alimentando o interesse em investigar o impacto das ações de capacitação. Este estudo teve como principal objetivo identificar se características individuais influênciam o desempenho no trabalho das tarefas treinadas.  Os principais resultados apontam índices elevados para as expectativas em relação ao treinamento, sendo mais altos entre mulheres, pessoas com escolaridade mais baixa e ocupantes do cargo de assistente. Também foi alta a percepção do impacto do treinamento no trabalho, sobretudo entre os treinados com escolaridade mais baixa, aqueles que participaram de treinamentos de natureza cognitiva, aqueles que tinham expectativas de melhoria além da performance e reações mais positivas. São discutidas implicações teóricas e práticas dos resultados encontrados e é apresentada sugestão de agenda de pesquisa.

Como deve ser o Planejamento de um Programa de Treinamento.

O processo de treinamento é muito mais complexo do que se imagina e envolve a realização de quatro etapas que são: O levantamento da necessidade, a elaboração, a implementação a avaliação do resultado obtido.

Tipos de Treinamentos que podem ser desenvolvidos em uma Empresa.

De acordo com Sampaio e Tavares, afirmam que normalmente a tipologia do treinamento é dividida de acordo com o local de realização. Nesse sentido se dividem em dois programas que são: Treinamentos on the job e treinamentos out the job.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com