TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Casos: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

A Gerência de produtos é caracterizada como o conjunto de atividades que visa criar, lançar e manter bens e serviços no mercado.

Estes bens e serviços devem gerar um valor para os consumidores, criando desejos, interpretando e atendendo necessidades.

Ao meu ver as 3 mais importantes são:

 Planejar e realizar as atividades de lançamentos de novos produtos;

 Planejar e coordenar a execução das ações de propaganda, promoção e merchandising dos produtos;

 Selecionar e administrar os canais de distribuição.

Estas são apenas 3 atribuições de um Gerente de produto, embora por mim consideradas mais importantes, as outras são de total relevância e essenciais.

Poderia destacar ainda outra atribuição:

 Recomendar a retirada/modificações dos produtos existentes.

A personalização de sua página principal é também outro recurso que contribui para o desempenho financeiro da Netshoes. Em 2010, a companhia comprou a ferramenta ATG, da Oracle, que reconhece o cliente, com informações sobre seu time de coração e o esporte favorito. “Quando o internauta entra na loja, já encontra de cara os artigos que têm a ver com suas preferências”, explica Walter Hildebrandi Filho, diretor de tecnologia da Netshoes. Esse software teria custado cerca de US$ 1 milhão.

Essa ferramenta é utilizada para atrair clientes; facilita a comunicação entre a empresa e seus clientes, e ajuda à fidelizar muitos deles.

Podemos citar, de acordo com a escala de lealdade, 3 tipos de clientes:

1. Clientes Potenciais:

 Possíveis compradores que podem se beneficiar do seu produto/serviço;

 Talvez conheçam seu negócio, mas nunca compraram de você;

 Têm potencial financeiro e poder de decisão para a compra;

 Busca informações sobre o produto;

 Detectado através de segmentação de mercado.

2. Clientes Eventuais:

 Satisfeitos, repetem a compra, mas não concentram a maioria do volume comprado naquela marca específica.

3. Clientes Fiéis:

 Clientes que concentram a maior parte das compras do produto/serviço na mesma marca;

 Adoção da marca/produto.

A Matriz SWOT é primordial para fazer os estudos que antecipam o planejamento estratégico.

Através dessa metodologia pode-se verificar pontos Internos (Forças e Fraquezas) e Externos (Oportunidades e Ameaças). Sendo assim, podemos citar 3 pontos fortes e fracos, 3 oportunidade e 3 ameaças da empresa Netshoes, de acordo com a Matriz SWOT:

1. Com relação à Força, podemos destacar:

 Localização: Primeiro por estar na Internet, onde a grande maioria da população “navega” diariamente e é de fácil acesso, e segundo pela localização estratégica de seu Centro de Distribuição, em Barueri, que facilita a logística e rapidez da entrega realizada dentro de 48h. Com menos itens para estocar e distribuir, a empresa evitou a crise logística das grandes concorrentes

 Colaboradores Especializados: Para vender tênis pela internet, Kumruian ofereceu uma troca grátis e colocou um grupo de professores de educação física em seu serviço de call center para que essa troca fosse feita direito. Custa caro manter o time de especialistas em diversas modalidades esportivas atendendo os consumidores — a empresa não revela quanto —mas ajuda a fazer da Netshoes a única entre as 15 maiores empresas de comércio eletrônico do país a receber o conceito “ótimo” no Reclame Aqui.

 Produtos Inovadores: Ela inovou pelo fato de vender apenas artigos esportivos, nada mais, enquanto as maiores lojas de comércio eletrônico do Brasil vendem de tudo um pouco. Talvez o maior feito de Marcio Kum¬ruian tenha sido a criação de um modelo de negócios único no mundo. Kumruian não copiou ninguém: não existia, em 2007, uma grande loja online de artigos esportivos no mundo. E a sorte foi ter criado a Netshoes quando o mercado de esportes brasileiro se transformava. Atividades como as corridas ou o ciclismo viraram mania nos grandes centros urbanos brasileiros e, com isso, varejistas do setor passaram a não depender tanto do futebol de sempre.

2. No quesito Fraqueza, podemos citar:

 O fato de não ter lojas “físicas”, traz dois problemas: primeiro que, pode ser bom com relação à certos custos e logística, porém assim, têm-se que investir ainda mais pesado em marketing; e segundo, ainda pode ser um transtorno para seus clientes, pois esses não têm acesso ao produto para experimentação. A Netshoes tem seu site, e só.

 O investimento pesado em marketing, para que a empresa tenha se firmado no mercado, inclusive internacional (o que foi bom para a marca) pode ser considerado também um ponto fraco, pois tanto investimento cobra um preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com