TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual 2 Semestre Unopar

Por:   •  20/5/2014  •  3.906 Palavras (16 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1.1 ECONOMIA (MICRO E MACROECONOMIA)............................3

1.2 ESTATÍSTICA (MÉTODOS QUANTITATIVOS)..........................4

1.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.................................................4

2 DESENVOLVIMENTO .........................................................................................6

3 TRABALHO DE CAMPO ................................................................................... 5

3.1 ENTREVISTA ..............................................................................................5,6,7,8

4 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ........................................................................ 11

1 INTRODUÇÃO

1.1 Economia (Micro e Macroeconomia)

Economia, uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade, atendendo assim uma questão econômica. (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004, p. 2).

Para atender, analisar ou resolver a questão econômica que a economia se subdividiu em grandes áreas de interesse. As subdivisões não são estáticas, mas apenas facilitam a abordagem à medida em cada uma delas direciona sua atenção a um foco específico. Os estudos da economia se dividem em dois grandes blocos, a Microeconomia e a Macroeconomia.

Microeconomia ou Teoria microeconômica: estuda o comportamento das unidades econômicas básicas: consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços, a oferta e a demanda em mercados específicos.

Macroeconomia ou Teoria macroeconômica: estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados econômicos, como PIB, consumo nacional, investimentos, inflação e balanço de pagamento (PB), com o objetivo de delinear uma política econômica.

1.2 Estatística (Métodos Quantitativos)

A estatística é uma ferramenta (ou método) que nos permite a coleta, a organização, o resumo, a apresentação e a análise de grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados que nos mostra como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões válidas a partir desses dados. (SPIEGEL, 1977).

Sem a estatística seria impossível efetuar sondagem políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os índices de inflação, exportação e importação. Na gestão de empresas para obter índices de satisfação do cliente, indicadores financeiros da organização e analise de probabilidade de obter sucesso em projetos e investimentos.

1.3 Ética, Política e Sociedade

Para a filosofia, o conceito de ética corresponde ao que é bom para o indivíduo e para a sociedade, ou seja, os deveres de um indivíduo na sociedade em que vive.

Surgiu na Grécia Antiga, mais precisamente em Sócrates, conhecido como o “pai” da ética. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com