TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 8º Semestre Unopar- Revisão Bibliográfica

Monografias: Trabalho 8º Semestre Unopar- Revisão Bibliográfica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.970 Palavras (16 Páginas)  •  1.641 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

Nesta atividade temos como objeto oportunizar a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre assuntos tratados nas disciplinas de empreendedorismo e plano de Negócio, Negócios Internacionais, Ética e Responsabilidade Social e Gestão de Projetos para que posteriormente possa ser aplicado a teoria na pratica e ainda possa ser utilizado como base na elaboração do trabalho de produção textual em grupo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRO DESAFIO:

EMPEENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIO

2.1.1 Análise de Mercado

A análise de mercado é um dos componentes do plano de negócios que está relacionado ao marketing da organização. Ela apresenta o entendimento do mercado da empresa, seus clientes, seus concorrentes e o quanto a empresa conhece, sobre dados e informações relacionados ao mercado onde costuma atuar.

A análise do mercado permite ainda se conhecer de perto o ambiente onde o produto e o serviço se encontram. O mercado está composto pelo ambiente onde a empresa e produto se localiza, pela concorrência e pelo perfil do consumidor.

A definição do mercado leva em conta:

• Análise da Indústria/Setor

• Descrição do Segmento de Mercado

• Análise SWOT do produto/serviço

• Análise da Concorrência

Análise da Indústria/Setor

A análise da indústria deve conter as informações a respeito do crescimento, tamanho e estrutura da indústria ou setor em que a organização está inserida. Inicia-se com a coleta de informação no setor ao qual pertence o produto ou serviço. Essa informação é normalmente discriminada em termos dos objetivos, e pode ser relacionada com a estrutura da indústria e do setor em termos estatísticos, e composto de marketing. Todas essas informações podem ser usadas para monitorar mudanças no setor e aproveitar as oportunidades decorrentes dessas mudanças em nichos específicos.

Descrição do Segmento de Mercado

Definido o setor em que atua e seu mercado, deverá ser identificado e quais porções particulares e segmentos deste mercado são o alvo pretendido. O segmento de mercado é definido a partir das características do produto, estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família, personalidade, dentre outros) e ainda fatores que afetam de uma maneira direta o consumo do produto, como localização geográfica por exemplo. O mercado-alvo não é aquele que você gostaria: é aquele que pode consumir o seu produto. Geralmente, para segmentar um mercado é necessário ter um conhecimento mais abrangente, não somente qualitativo, mas também quantitativo do mesmo. Para uma análise inicial pode-se responder algumas questões:

• Qual a participação de mercado dentre os principais concorrentes?

• O mercado encontra-se bem atendido?

• Quais as oportunidades para o seu produto/serviço obter uma maior participação?

• Qual o potencial de mercado?

Um segmento de mercado é um conjunto de clientes que tem necessidades e desejos em comum, ao agrupar clientes semelhantes, você pode satisfazer suas necessidades específicas de forma mais produtiva e eficaz. Quanto mais recursos e opções os clientes demandam, mais razões você tem para dividi-los em grupos.

É importante observar que a segmentação de mercado é importante em qualquer circunstância e em qualquer tipo de negócio. As informações relacionadas ao perfil do cliente são primordiais para a tomada de decisão. A qualidade e a quantidade das informações possibilitam ao gerente de marketing traçar estratégias eficazes e adequadas. Conhecendo bem o cliente a empresa pode servi-lo melhor.

Figura 1: Apresenta uma forma esquemática de como definir o segmento de mercado para seu produto ou serviço. Respondendo às seguintes perguntas:

• Quem está comprando?

• O que está comprando?

• Por que está comprando?

Figura 1 – Segmentos de Mercado: visão rápida

• Quem está Comprando?

Uma boa forma para se determinar quem está comprando seu produto ou serviço, é conhecer seu estilo de vida, seus hábitos e como eles vivem. Se seus clientes são outras empresas. Pense em seus clientes nos seguintes termos:

Geografia - onde eles moram?

- País, Região, Estado, Cidade, Bairro etc.

- Qual a proximidade de seus vizinhos mais próximos?

- Quanto tempo leva para chegar ao aeroporto?

- Qual é a temperatura da região onde vivem no verão?

Perfil: - Como eles são?

- Pessoas: Idade, Sexo, Educação, tamanho da família, Ocupação, Renda, Nacionalidade, Religião etc.

- Empresas: Setor, tamanho da Empresa, Número de Funcionários, Faturamento etc.

Estilo de Vida: - O que eles fazem?

- Pessoas: Hábitos, Passatempo, Atividades sociais, Afiliação a clubes, Preferências para férias.

- Empresas: Proteção do meio ambiente, Doações a eventos beneficentes, Investimento no treinamento de funcionários, Benefícios e Promoção aos funcionários.

Personalidade - Como eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com