TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 2 Semestre Unopar

Dissertações: Trabalho 2 Semestre Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho interdisciplinar tem como objetivo aprimorar todo o conhecimento adquirido com as disciplinas relativas ao segundo semestre do curso de bacharelado em administração.

O

2. DESENVOLVIMENTO

Primeiro desafio

A) Após a crise econômica financeira ocorrida na década de 70, aconteceram muitas mudanças no meio econômico mundial. Foi um período muito complicado para a economia, pois além de sofrer um processo de inflação em alta em grande parte do mundo, ainda ocorriam crises políticas entre nações. Para reverter este quadro, foi preciso um intenso processo de reestruturação capitalista, onde a partir de um processo de internacionalização, os Estados e as capitais regulamentaram novas formas de relação entre o capital e trabalho. A flexibilidade foi a porta de saída da crise, já que a rigidez fordista não poderia fazer parte do contexto mundial.

B) Dentre as políticas brasileiras utilizadas para o desenvolvimento local estão: Economia solidária, arranjos produtivos locais, sistemas locais de inovação, desenvolvimento local integrado e sustentável.

C) A cidade de Itabirito está em um processo de grande crescimento econômico, pois através da presença de uma grande multinacional como a VALE, muitas outras empresas estão chegando ao município, gerando assim um alto grau de empregabilidade e mais possibilidades na vida social da população. Outro exemplo de ampliação econômica se dá pela chegada da fábrica da Coca-cola que irá auferir ainda mais renda para o município.

A cidade também está empenhada em gerar qualidade de vida para as pessoas na cidade através de obras do governo que focam saúde, lazer e bem-estar.

(Resumo de uma entrevista feita com a funcionária Maria Bernadeth da ADESITA – Agência de Desenvolvimento Econômico de Itabirito)

QUESTÃO 2

A) Um dos maiores envolvidos no processo de desenvolvimento econômico da cidade é o Sr. Geraldo Magno de Almeida, secretário de desenvolvimento econômico de Itabirito, que é ex-prefeito entre 1993 e 1996 e com a experiência de 32 anos da sua carreira trabalhando nas maiores redes bancárias do Brasil. Atualmente, além de secretário, é empresário no ramo da comunicação, sendo proprietário de nove emissoras de rádio distribuídas pelo interior de Minas Gerais. É fundador da Rede Mineira de Rádio.

B) Como se trata de um Plano de desenvolvimento de um município, envolvem diversos quesitos para sua implementação, como estudo de cada setor do município para saber qual a real necessidade, qual a viabilidade deste Plano e ainda os quesitos financeiros que necessitam de autorização.

C) A vocação econômica é principalmente municipal, efetivando planos e ações sociais voltados para própria população, porém, Itabirito possui muitas cidades vizinhas que acabam beneficiando com os projetos locais, como o município de Ouro Preto e seus distritos, Nova Lima, Congonhas e até mesmo Belo Horizonte.

D) Com o desenvolvimento econômico de nossa região é visível a oportunidade de novos empregos e com isso proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas da cidade. A partir do momento em que entra mais renda para a cidade, as pessoas consomem mais, viajam mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com