TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho 3 Semestre Unopar

Exames: Trabalho 3 Semestre Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivar-se em apresentar alguns aspectos relacionados a condições que as empresas podem desencadear se não quitarem suas dividas nos prazos estipulados. Estará sendo identificado também alguns dados relacionados as características dos sócios da empresa, bem como identificado as particularidades de seus processos administrativos.

Conforme identificado nas disciplinas abordadas, verifica-se que o contexto envolvido reflete consideravelmente as rotinas administrativas em todos os ramos empresariais, caracterizando as deficiências e oportunidades de melhorar seus resultados.

2 DIREITO EMPRESARIAL

A melhor forma de solucionar as dívidas sem decretar falência, conforme lei 11.101/2005, seria a Recuperação Judicial.

Que é o instituto jurídico, que visa reparar o estado de crise econômico-financeira do empresário e da sociedade empresaria que busca preservar os negócios sociais e estimular a atividade empresarial, garantindo a continuidade do emprego e promover o trabalho humano, assegurando a satisfação ainda que parcial em diferentes condições, dos direitos e interesses dos credores e impulsionar a economia.

Na recuperação judicial é possível qualquer espécie de acordo entre as partes interessadas. Recuperar para não liquidar a empresa é o primeiro passo, só deve ser considerada liquidada a empresa impossibilitada de recuperação. É a medida processual indicada para o marco em que o empresário devedor ainda tem tempo e predisposição para enfrentar as dificuldades financeiras.

O critério utilizado pelo juiz para decidir entre a recuperação judicial ou a falência será a análise da viabilidade da empresa. Sendo a sociedade empresária viável, será aplicada a recuperação. O prazo máximo para o cumprimento da mesma é de dois anos.

Os meios de recuperação são a concessão de prazos e condições de pagamento especiais das obrigações vencidas ou vincendas, cisão; incorporação; fusão ou transformação da sociedade; concessão de cotas ou ações, respeitadas os direitos dos sócios; arrendamento ou transpasse do estabelecimento; redução salarial; compensação de horários e redução de jornada, mediante acordo coletivo.

A diferença entre recuperação judicial e extrajudicial é que na judicial o devedor dirigi-se ao juiz, que convoca os credores á concordância ou não com a proposta, e na extrajudicial compostos o devedor e seus credores, o juiz é demandado a homologar.

Outra maneira também seria o REFIS – Programa de Recuperação Fiscal – que é um programa que destina-se a promover a regularização dos créditos da União, decorrente de débito de pessoas jurídicas.

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Os sócios da organização possuem características bem definidas de empreendedorismo. Cléo esposa do empresário Nilton, durante sua graduação elaborou como trabalho de disciplina de empreendedorismo um plano de negócio onde aprimorou o loyot do produto que produziam. Desta forma, segundo Cléo com o desenvolvimento do loyot pode-se organizar as idéias, indispensável para incentivar o aumento da produtividade reduzindo desperdício e retrabalho. Tornando assim mais favorável a localização dos produtos pelos clientes na área de vendas melhorando a comunicação entre setores e pessoas.

Já Nilton, iniciou sua experiência profissional com seu pai na construção civil, depois trabalhou em várias empresas onde adquiriu conhecimentos, que hoje são de grande importância para sua empresa.

Como afirmativa de Drucker, o empreendimento está relacionado a um comportamento e não a traços de personalidade, baseado em teorias e conceitos.

A empresa apresenta uma cultura de ambiente familiar, pois a maioria dos funcionários são seguidores de outras empresas.

Os valores da empresa compreendem: “confiabilidade, comprometimento, ética, integridade, inovação, melhoria contínua nos processos de qualidade, profissionalismo, segurança e transparência.”

O estilo de liderança da empresa Sommerhauzer Company, aproxima-se com as teorias comportamentais, já que o empresário Nilton afirma a seguinte frase: “ o que vende é o relacionamento!”.

Seus novos clientes chegam através de indicações de outros clientes, arquitetos e processos de licitações públicas.

A missão da empresa está norteada na liderança do mercado mundial e ambientes corporativos, com a preocupação em não prejudicar o meio ambiente e as próximas gerações.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »