TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Monografias: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 5

Perfil do Empreendedor

Empreender nada mais é que criar opções de melhor desempenho, ganho ou lucro. Transformar rotinas de trabalho de forma a gerar mais produtividade ter ideias inovadoras e desafiadoras. Capacidade de enxergar além do cotidiano, solucionar com habilidade e criatividade. Ter visão de dono.

O perfil do empreendedor esta ligado à motivação pela auto-realização, pelo desejo de assumir responsabilidades, ser independente, e que traços como paixão, altruísmo, dedicação e disciplina devem fazer parte deste perfil.

Pesquisas realizadas no mundo todo identificam características em pessoas de sucesso, e a mais básica de todas é o desejo de realização. Tal desejo que leva as pessoas a acreditarem e serem apaixonadas pelo que fazem. Os empreendedores estão sempre preocupados em melhorar nas habilidades menos desenvolvidas e se aprimorar nas mais fortes. O que diferencia o empreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudança e lida com as oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos calculados, criando sempre valor para a sociedade. Na verdade ninguém nasce empreendedor, a participação da família, a vivência com os amigos de escola, de trabalho, o relacionamento com a sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de algumas características. Traços da personalidade, atitudes e comportamentos contribuem para alcançar o sucesso nos negócios. Mas a grande questão que se fazem é: quais as características dos empreendedores de sucesso? Existem algumas características divididas em 3 conjuntos: Conjunto de realização: busca de oportunidades; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência e comprometimento. Conjunto de planejamento: busca de informações; estabelecimentos de metas; planejamento e monitoramento. Conjunto de poder: persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. A preocupação em identificar as características e o perfil dos empreendedores de sucesso é para que possamos aprender e agir, adotando comportamentos e atitudes adequadas. Entretanto, vale dizer que ainda não se pode afirmar que uma pessoa dotada de tais características irá necessariamente alcançar o sucesso como empreendedor. O que se pode dizer é que as pessoas que apresentam essas características e aptidões mais comumente encontradas nos empreendedores, mais chance terá de ser bem sucedida.

Um empresário deve saber como ser um empreendedor de sucesso. Todo empreendimento nasce, basicamente, de um sonho. Sonho que o empresário ou futuro empresário tem de construir um negócio em que acredite e com o qual tenha verdadeira identificação. Sonho de fazer as coisas do seu jeito, ganhar dinheiro trabalhando com o que gosta e que represente a ponte para a profissional e realização pessoal.

Quem deseja abrir o próprio negócio deve se informar, antes de tudo. É preciso conhecer o mínimo a respeito da atividade que se pretende desenvolver e do mercado no qual quer se envolver. Familiarizar-se com aquilo que se deseja vender, seja o que for, é essencial. O empreendedor precisa aprender sempre. Conhecer seu ramo de atividade e dominá-lo. Ao abrir um negócio próprio, o empreendedor vislumbra conquistas. Porém, entre o desejo e a efetiva concretização dos objetivos existe um longo caminho cheio de altos e baixos. Tal trajetória exige muita dedicação para deixar de ser apenas uma promessa. Parte desta capacitação vem da organização dos recursos do negócio. Todos eles: humanos, financeiros e materiais. É preciso atentar, também, para a escolha do sócio, discutir as expectativas e o papel de cada um no empreendimento.

Apontamos aqui as principais características que um empreendedor deve ter, se preza pelo sucesso de seu negócio. São elas:

1.Iniciativa: a busca constante por oportunidades de negócios. Estar sempre

2. Perseverança: as dificuldades vão acontecer, até porque o empresário de micro e pequena empresa muitas vezes é solitário. Não se pode desistir;

3. Coragem para correr riscos: arriscar-se faz parte do ato de empreender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com