TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Individual

Monografias: Trabalho Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

DESENVOLVIMENTO

Descrição de cargo

Cabe ao gestor comercial criar sistemas e mecanismos capazes de impulsionar a venda de sua equipe, sanar problemas imediatamente e introduzir uma postura proativa em todos na organização. Ele deve planejar suas vendas para tornar suas previsões resultados efetivas e criar mecanismos e sistemas administrativos de suporte e gesto em todas as etapas de sua venda, seja ela dos processos de vendas propriamente ditos, logística, distribuição e atendimento ao cliente.

RESPONSABILIDADES DO CARGO

Criar sistemas e mecanismos capazes de impulsionar a venda de sua equipe, sanar problemas imediatamente e introduzir uma postura proativa em todos na organização. Ele deve planejar suas vendas para tornar suas previsões resultados efetivas e criar mecanismos e sistemas administrativos de suporte e gesto em todas as etapas de sua venda, seja ela dos processos de vendas propriamente ditos, logística, distribuição e atendimento ao cliente.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO (O que faz, como faz e para que faz.)

Coordena e Lidera uma equipe de vendedores (consultores) responsáveis por vender os produtos da empresa. Transmitindo a sua equipe o seu estilo, a sua dinâmica, e fazer com que os profissionais o sigam no por imitação, mas pela sua fora indutiva. Atingir os objetivos estabelecidos de volume de vendas, participação de mercado e qualidade do atendimento.

REQUISITOS PARA O CARGO COMPETENCIAS TECNICAS (CONHECIMENTO) Técnicas de vendas.

Deve ter total domínio de técnicas de venda, exposição e persuasão, estar capacitado a multiplicar sua expertise para a equipe e fazer isto com humildade, conhecer a fundo sua empresa, seus produtos e serviços, de modo viabilizar as operações de maneira eficiente, todos os dias da semana.Técnicas estratégicas Consolidar ou definir as estratégias de vendas para os produtos e serviços, controlando a adaptabilidade em relação a formação de preços, margens e variáveis comerciais da oferta, bem como administrar as relações entre centros de custo, efetuar as previsões e negociar melhores condições de aquisição, divulgação e renovação de estoques, devendo entender a estratégia da empresa e cumpri-la de forma eficiente.

COMPETNCIAS COMPORTAMENTAIS

Incentivador de boas práticas Este comportamento está relacionado em valorizar as práticas da empresa e suas atribuições dadas ao gerente, para não cometer atos ilícitos e sim influenciar aos colegas para cumprir as normas da empresa. Além do mais preciso conhecer seu perfil psicológico, identificando no candidato a competência de valorização empresarial, levando ao ambiente interno e externo uma imagem positiva da empresa. Relacionamento interpessoal necessário que o gerente seja espontâneo para cumprir seus deveres possuindo bom relacionamento com os vendedores, como também especialista em motivar pessoas e isto significa conhecer bem os colaboradores da sua equipe. Deve respeitar seus limites, saber ouvir necessidades e dificuldades, direcionando os esforços para uma viso convergente.

Estilo de liderança

Nesta competência, o candidato precisa incorporar um líder, ou seja, possuir autoridade para transmitir funções a serem cumpridas sem alterações do seu inferior, passando confiança das atividades certas, pois as atitudes pessoais e profissionais refletem o seu nível de comprometimento com a empresa.

Tipo de Recrutamento e Técnica de Recrutamento

O recrutamento mais adequado é o recrutamento interno, pois o candidato para ocupar o cargo de gerente comercial o qual desejamos preencher, precisa ter uma alta experiência com vendas, possuir conhecimento da empresa e se destacar em seu desenvolvimento no ambiente organizacional interno, ou seja, pelas atividades que o mesmo j realiza na empresa, podemos identificar seu potencial para assumir esta função com sucesso. Portanto, chamado de recrutamento interno quando a organização opta em aproveitar o potencial do seu próprio pessoal em vez de recorrer ao mercado de trabalho. O recrutamento interno realizado na organização, possibilitando oportunidades aos seus funcionários. As técnicas para o recrutamento interno pode ser feito através de cartaz nos murais dos setores e/ou portaria e/ou refeitório, cartaz no mural do setor de RH, divulgação na Intranet e jornal Interno, necessário que o recrutador saiba como identificar e contratar este gerente comercial levando em consideração os pré-requisitos tais como o conhecimento, a flexibilidade, a inovação e experiência. Técnicas de Seleção de obtenção das principais informações necessárias sobre o cargo a ser ocupado e as competências desejadas, próximo passo procurar informações sobre os candidatos. Importante ressaltar que as técnicas de seleção permitem a percepção das características pessoais dos candidatos por meio do contato pessoal de seu comportamento. Essas técnicas devem obedecer aos seguintes requisitos tempo, rapidez, confiabilidade e minimizar os erros potenciais. A primeira etapa a entrevista. De acordo com Arajo e Garcia (2009, pag.25) este procedimento consiste em escolher dentre todos os interessados aquele que melhor se adapta s culturas da organização e ao cargo a ser preenchido, neste caso gerente comercial. Nesta entrevista, podemos citar algumas das perguntas importantes a serem realizadas ao futuro gerente comercial:

1- Qual a melhor opção, numa situação imprevista, fora da rotina?

a) Tomar a decisão que você julga mais apropriada e comunicar depois o fato aos seus superiores.

b) Manter a calma e consultar outras pessoas antes de tomar uma decisão.

2- Quais tipos de pessoas você prefere em sua equipe?

a) Ter na equipe de vendas pessoas organizadas, mesmo que elas tenham pouco conhecimento nas suas tarefas.

b) Ter na equipe de vendas pessoas que dominam suas tarefas, mesmo que sejam pouco organizadas.

3-Você se considera:

a) Uma pessoa ousada que toma decisões rápidas.

b) Uma pessoa decidida, mas que reflete bem antes de tomar uma decisão.

4- Durante a elaboração e acompanhamento dos planos de vendas, em que fase você se sente mais vontade?

a) Na fase de elaboração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com