TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Comunicação Contemporânea (Twitch.tv)

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

Comunicação Contemporânea: Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e suas possibilidades.

O que são essas “Novas Tecnologias da Informação e Comunicação”?

Para falarmos de dessas tecnologias, precisamos entender que o mundo da publicidade, por décadas, foi principalmente comandado pela mídia de massa, que são os jornais, rádios e televisões, eles são conhecidos como mídia de massa por exatamente como diz o nome, conseguirem se comunicar com o maior numero da população, ou seja, a massa populacional. Mas podemos realmente falar que hoje em dia o que comunica as massas são essas mídias? Vivemos na era digital, à partir dos anos noventa a internet tem de difundido cada vez mais entre a população, é quase impossível, hoje em dia, alguém não ter acesso à ela, seja com um computador ou até mesmo um celular, podemos dizer que as pessoas que nasceram principalmente à partir dos anos 2000, já nasceram com um smartphone.

Então paremos um minuto para refletir apenas sobre esses últimos 30 anos, o rádio, os jornais e a televisão, não perderam sua importância, mais eles estão tendo que se adaptar para se relacionar com a internet, ou seja, se a internet tem tanto poder ao ponto de obrigar as ditas mídias de massa a se adaptar a ela, não seriam essas novas tecnologias de informação e comunicação relacionadas à internet a nova mídia de massa?

Twitch.TV

Twitch (também chamada de Twitch.tv) é um site de streaming que veio ao ar em junho de 2011 como um spin-off da plataforma Justin.tv que era uma plataforma focada para envio de vídeos(como o youtube). O principal foco da Twitch é a transmissão de vídeo games, além de também exibir várias competições de e-sports. O conteúdo pode ser transmitido ao vivo ou através de Vods (Videos on-demand).

A popularidade do site se firmou em 2013, quando atingiu uma média de 43 milhões de visualizações por mês e, em fevereiro de 2014, já era considerado o quarto maior pico de tráfego de internet nos Estados Unidos.

Em agosto de 2014, o Twitch foi comprado pela Amazon por 970 milhões de dólares.

Hoje em dia é considerada a maior plataforma de Streaming no mundo, contendo não só o conteúdo de games, mas contendo talk shows, podcasts, músicas, ASMR, ou até mesmo um dos mais famosos da plataforma o “just chatting”, que como o nome diz, é literalmente o streamer só conversando com o chat e vendo conteúdo.

Podemos ver alguns desses conteúdos citados na figura 1, e na figura 2 temos um gráfico que mostra a média semanal do fluxo de pessoas na plataforma.

Figura 1 - Alguns dos conteúdos da plataforma:

[pic 1]

Twitch.tv. Categorias. Disponível em: https://www.twitch.tv/directory; 12/05/2020.

Figura 2 - Média semanal:

[pic 2]

Twitch Tracker. Média Semanal. Disponível em: https://twitchtracker.com/; 14/05/2020.

Publicidade na Twitch TV

Hoje em dia a publicidade é feita na Twitch através de dois meios.

1º Propagandas antes e durante as lives.

Na Twitch ao você entrar em uma live você assiste uma propaganda, que pode ser tanto de empresas que compram o espaço, como dos próprio produtos e serviços da amazon que é dona da twitch; e durante as lives, os próprios streamers ativam um comando, que passam as propagandas predefinidas pela própria plataforma, eles utilizam esse recurso, pois a própria twitch paga um porcentagem para eles para cada pessoa que assistiu a publicidade. Podemos ver um exemplo dessa publicidade na figura 3.

Figura 3 - Publicidade durante a stream do Rakin:

[pic 3]

Knittle, Rafael. Stream do Rakin. Disponível em: https://www.twitch.tv/rakin; 12/05/2020.

2ºPublicidade de patrocinadores.

Muitos dos streamers tem patrocinadores ou parcerias com grandes e pequenas marcas, e através das streams o mesmo faz a publicidade desses patrocinadores de várias maneiras, seja vestindo uma marca, bebendo uma bebida específica, falando sobre os produtos deles, colocando a marca para aparecer na stream ou até no painel de informações do canal, a variedade é grande, só depende da criatividade do streamer. No caso da publicidade por meio dos patrocinadores do streamer, a twitch não recebe nada pela publicidade feita na sua plataforma, mais também não é contra, pois, ao mesmo tempo que o streamer faz parcerias com as marcas, ele chama a atenção delas a plataforma que ele está utilizando, e as marcas podem entrar em contato com a plataforma para uma futura parceria também, ou seja, um pode abrir as portar para o outro. Podemos ver alguns exemplos dessa publicidade na figura 4 durante uma stream e na Figura 5 no painel de informações de um streamer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (657.8 Kb)   docx (527.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com