TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sobre Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  3.731 Palavras (15 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 15

LOGISTICA

A logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística está intimamente ligada às ciências humanas, tais como a administração, a economia, a contabilidade, aestatística e o marketing, envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.

Conceito :Segundo informações retiradas do site ebep-logistica.blogspot.com.br/” logística trata do planejamento, organização, controle e realização de outras tarefas associadas à armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços.” Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, De acordo com Ronald H. Ballou, em seu livro “Logística empresarial”: “a logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço aos clientes a um custo razoável”.Bowersox,ET AL.(1986,p.26) é um esforço integrado com objetivo de ajudar a criar valor para o cliente ao menor custo total possível.Christopher(1997,p.02) processo de gerenciar estrategicamente a aquisição ,a movimentação e a armazenagem de materiais ,peças e produtos acabados (e os fluxos de informações coletadas)através das organizações e dos seus canais de markenting, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras ,por meio do atendimento dos pedidos a baixo do custo .Instituto de Movimentação e Armazenagem de Materiais(IMAM)(2000,p.01)Processo que integra ,coordena e controla a movimentação de materiais ,o inventario de produtos acabados e as informações relacionadas 9dos fornecedores) , através de uma empresa para satisfazer ás necessidades dos clientes. , .”

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals"Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31). Associados a todos esses serviços, destacam-se os seguintes benefícios que justificam a opção dos clientes pelo Ecoporto Alfandegado:

Logística não pode ser aplicada de forma isolada ,tem que abranger desde da direção da empresa que estabelece conceitos , até gerentes e supervisores. Isto significa que todos são responsáveis por fazer esse processo acontecer.

As atividades logísticas envolvidas: Há dois tipos, as principais e as secundarias (Carvalho ,2002,p.37)

• Principais: Transportes, Gerenciar os estoques, Processamento de Pedidos.

• Secundarias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Obtenção/Compras, Programação de produtos e Sistema de informação.

Setor de Compras ou Suprimentos –Compra bem feita com boa negociação ,onde não há prejuízo de ambos os lados ,pois a compra onde um dos lados saem em vantagem,poderá ocasionar futuros descontentamentos pela parte em desvantagem.,levando ao mau atendimento por parte dos fornecedores ,e isso ocorrer poderá ocasionar uma parada de produção em prejuízo ao cliente. Se isso ocorrer, a empresa pode até perder clientes. atraso na produção resultando

Setor de Manufatura ou Produção A produção devera esta ligada a disponibilidade de produto.Se houver a possibilidade de atraso, o cliente terá que ser informado .

Se o cliente mudar de necessidade :quantidade maior de produção ,adiantamento o dia de entregue .O negociador junto com a produção teram que ter flexibilidade ,para que as novas necessidades sejam atendidas sem causar prejuízos a empresa.

Setor de Armazenagem e Distribuição (Transporte) Armazenar de forma correta é necessário levar em conta o ambiente ( espaço ,higiene );organizar (possibilidades de fácil e correta identificação.),não podendo esquecer da importância da embalagem.

. A área de Distribuição (Transporte) A entrega tem que estar sempre atenta as necessidades do cliente ,relacionadas as informações corretas ,para poder atender com eficiência e eficácia,(lugar e hora certa).

Percebe-se que a logística e realizada a base de integração e informações.Com a integração de todos envolvidos a possibilidade da comunicação e das informações serem transmitidas sem ruídos é maior ,dando a probabilidade de serviço eficiente e eficaz.

A logística em contato com o mercado possibilita a empresa uma adequação contínua e sucessiva causa haja uma mutação no mercado. Logística só pode vir a ser considerada um diferencial empresarial quando as empresas envolvidas perceberem a importância do trabalho logístico integrado ,tanto internamente quanto em relação à sua cadeia produtiva .A logística esta intimamente ligada à cadeia de suprimentos ,porque o sucesso não depende apenas da eficiência da principal empresa de uma cadeia ,mas de ação conjunta de todos os seus componentes ,por conseguinte ,é a boa comunicação e o relacionamento entre os membros de uma mesma cadeia produtiva que definem quais serão as empresas que estarão ou não presentes no mercado de forma competitiva e vencedora.A logística é responsável pelo processo que faz com que o produto final ou serviço cheque ao consumidor na hora certa ,no lugar certo da forma certa ,ao menor custo possível e mantendo os padrões de qualidade exigidos pelo cliente.A Cadeia de suprimentos é considerada num enfoque global /geral como visão estratégica .Cadeia produtiva ,canais de distribuição ,logística ,aliança empresarial,parceria empresarial e ferramentas de acompanhamento de resultados são elementos que auxiliam no processo de operacionalização

Cadeias de Suprimentos Logística é uma das áreas que mais influência o bom andamento e a maior competitividade de cada cadeia .,ela que interliga e dita o ritmo ,pois seu campo de atuação é a sincronização entre recebimento ,armazenagem,transporte e distribuição de materiais e produtos acabados além do controle dessas operações ,as informações devem ser compartilhadas sempre que se fizer necessário, pois , se isso não acontecer ,o resultado logístico final será prejudicado ,podendo interferi no aumento dos custos envolvidos .Além disso ,pode impactar (positivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com