TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre o Documentário 15 Anos do Plano Real

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Aline Soares Negreiros

Matricula: 201810907

Curso: Marketing

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

                              Trabalho sobre o Documentário 15 anos do Plano Real:

  1. Relate o congelamento de preços do Governo Sarney e suas consequências sobre produtores e consumidores. Ex: restaurantes, desabastecimentos, Caso do boi, e etc.

R: O congelamento de preços é uma medida econômica considerada radical, utilizada para o combate de surtos inflacionários ou mesmo hiperinflação. Um exemplo desse evento ocorreu no Brasil, como parte do Plano Cruzado

Teve grande consequência tanto para os produtores quanto para os consumidores, o desabastecimento levou a medidas extremas, como por exemplo o acionamento da polícia federal para caçar boi em pasto, pois alguns pecuaristas ficaram contra a população então o governo teve de intervir.

 Nos primeiros meses houve o controle inflacionário com o congelamento de preços, e após alguns meses, começou a faltar mercadorias nos supermercados. Como não podiam reajustar os preços, muitos empresários e fazendeiros resolveram não colocar seus produtos a venda. O resultado foi o desabastecimento no país.

 

  1. Relate a política da ministra Zélia Cardoso e o confisco do dinheiro das famílias.

R: A medida fazia parte do pacote econômico editado pelo presidente Fernando Collor de Mello no dia seguinte de sua posse. Foi decretado feriado bancário de três dias. O clima era de perplexidade. Esse era o quarto plano econômico que os brasileiros enfrentavam em cinco anos.

Entre as medidas contidas no pacote, estavam um novo controle de preços e de salários, e aumento das tarifas de energia elétrica, telefone e transportes urbanos.

  1. Porque o plano Real logrou êxito?

R: A estabilização permitiu avanços: o mercado de trabalho se formalizou, a desigualdade social diminuiu, o Brasil passou de devedor a credor do Fundo Monetário Internacional e a economia brasileira foi elevada a grau de investimento pelas principais agências internacionais de classificação de risco.

  1. Quais as consequências de 15 anos de hiperinflação?

R:   A indexação, ainda infesta boa parte da economia brasileira, e dificulta o controle dos preços no país, os preços indexados no Brasil têm peso de cerca de 30% no índice oficial de inflação. São reajustados porque subiram no período anterior, carregando a inflação para a frente. No período em que a indexação teve seu auge os salários, que também eram indexados, eram corrigidos pela inflação do mês anterior, e subiam sempre.

  1. Superada a hiperinflação quais outros problemas relatados na conclusão do documentário?

R: Foram a alta inflação inercial, alta taxa de juros e a baixa taxa de câmbio.

  1. Converse com alguém que tenha vivenciado economicamente essa época, como isso tudo foi ou não foi percebido por essas pessoas?

R: Conversei com a minha avó sobre este problema do qual ela vivenciou, e segundo ela foi terrível quando os mantimentos começaram a ficar escassos, e como na época ela não tinha uma condição financeira tão boa pareceu ser bem pior, pois as vezes esperar o salário para poder comprar comida e afins não era a melhor saída, por diversos motivos. Ela disse que quando isso passou as pessoas ficaram mais aliviadas mesmo sabendo que nunca melhoraria 100%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com