TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Social

Trabalho Escolar: Trabalho Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

1 Diagnóstico do Local

O bairro Zequinha Amendola tem em torno de 20 anos de fundação e pertence à periferia (situado em região periférica, longe da região central) de Barretos-SP, com uma população estimada em 3.556 domicílios e mais de 11 mil habitantes segundo o IBGE (2012), figura como o maior bairro da cidade. A maior parte das habitações são frutos de uma programa público de habitação, COHAB (companhia da habitação), o bairro foi formado por 3 (etapas) desse projeto sendo que o mesmo possuía a princípio casas de 2 cômodos (chamadas de germinadas) e de 1 e 2 dormitórios , atualmente menos de 1% das casas não passaram por reformas ou melhorias. É extremamente comum edículas e casas de fundo que buscam atender a necessidade de crescimento e desdobramentos familiares.

Situado próxima à entrada da rodovia Assis Chateaubriand, faz divisa com o bairro Distrito Industrial II, de onde provem rica fonte de oportunidades de trabalho e geração de renda.

As maiores etnias presentes são a pardas e negras; é possível ainda observar a formação familiar variada, comumente mulheres são chefes de família, por serem solteiras, desquitadas ou ainda por possuírem seus conjugues presos, da mesma forma é muito comum observar a chefia familiar realizada através de anciões e anciãos. As famílias possuem em media 3 filhos, e normalmente a diferença entre eles não ultrapassa os 2 anos. Percebe-se no bairro um alto índice de crianças e adolescentes.

A divisa com o bairro Califórnia confere aos munícipes do bairro Zequinha Amendola fácil acesso a um mercado de médio porte e algumas pequenas lojas de roupas, no entanto o comercio local é caracterizado como típico periférico, formado por poucos e pequenos estabelecimentos normalmente bares.

As principais fontes de diversão e entretenimento estão disponíveis no Centro de esporte e Lazer Racibe Rezek, conhecido por “Poliesportivo” o complexo conta com uma quadra mista (voleibol, futsal e basquete) coberta, e um complexo de piscinas composto por uma piscina feijão, uma piscina semi olímpica e uma piscina infantil. O complexo de quadra está disponível a população diariamente, enquanto o complexo de piscina esta aberta aos finais de semana para uso da população local, desde que devidamente cadastrada, oferece periodicamente cursos de alongamento e hidroterapia voltados para a 3° idade, no entanto ambas as atividades são suspensas no período de inverno. Além do Centro esportivo, o bairro possui um campo de futebol, no entanto o mesmo este constantemente abandonado pela população devido à falta de manutenção adequada. Falta infraestrutura para auxiliar os praticantes de caminhada (que são muitos). Recentemente inaugurou-se um complexo de academia ao ar livre, no entanto este permanece aberto somente durante a semana, e disponibiliza profissionais auxiliares somente em horários matutinos.

A região possui representações de varias religiões, as mais expressivas são: uma paróquia capela da Católica Apostólica Romana, uma casa espírita, um templo protestante pequeno e um grande templo em um bairro fronteiriço.

A associação de bairro esta situada á Avenida Agostinho Pereira s/nº, o bairro

conta com 1creche, 1 escolas de ensino fundamental I , 1 escola de ensino fundamental II, 2 CEMEI´s ( Centro de Educação Infantil), tais dados foram levantados a partir de observação direta , visto que o site informativo do município de Barretos não possui uma relação disponível ao acesso da população e o contato com os responsáveis não receberam retorno.

Um destaque educacional fica a cargo do Centro de Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com