TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Cultura da art

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  13.791 Palavras (56 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 56

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

BARBARA DIAS

JOSÉ LUIZ ANTÔNIO NETO

LUANA OLIVEIRA

MARCOS MARÇAL

MELLINA D’ANELLO

DOCUMENTÁRIO JORNALÍSTICO EM VÍDEO

PERFIL: TOQUINHO

São Paulo

2015


BARBARA DIAS

----------------------

JOSÉ LUIZ ANTÔNIO NETO

----------------------

LUANA OLIVEIRA

----------------------

MARCOS MARÇAL

----------------------

MELLINA D’ANELLO

----------------------

DOCUMENTÁRIO JORNALÍSTICO EM VÍDEO

PERFIL: TOQUINHO

Trabalho realizado como requisição parcial para a disciplina Metodologia de Projetos em Jornalismo, do curso Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Francisco Bicudo Filho.

São Paulo

2015


Sumário

INTRODUÇÃO        4

OBJETIVOS        7

JUSTIFICATIVA        

METODOLOGIA        9

1.1 Levantamento bibliográfico básico        9

1.1.2 Levantamento bibliográfico para produção do documentário        10

1.2 Publicações Acadêmicas        0

1.3 Pesquisa na Internet        0

1.4 Filmografia        1

1.5 Entrevistas        3

1.5.1 Roteiros básicos de perguntas        

1.6 Cronograma        0

2. FUNDAMENTAÇÃO        1

2.1 A evolução da Bossa Nova e sua relação na cidade de São Paulo        1

2.2 Toquinho – 50 anos de carreira e sua parceria com Vinicius de Moraes        4

2.3 A importância da produção musical infantil de Toquinho.....................................32

3. ESTRUTURA DO PRODUTO        6

3.1 Linguagem do veículo        6

3.2 Veículo e público alvo        39

3.3 Esboço do produto        0

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        1

INTRODUÇÃO

A Bossa Nova surgiu entre meados dos anos 50, este novo gênero musical feito por jovens de classe média alta em apartamentos localizados em bairros nobres do Rio Janeiro com decorações pitorescas sofria grande influência do jazz e outros gêneros musicais americanos, além de nosso tradicional Samba. Com uma harmonia singular e um canto simples, limpo e poético a Bossa Nova foi se afirmando cada vez mais no mercado musical do mundo todo com suas características singulares, marcando sobre vários aspectos sociais e culturais daquela época e posteriormente influenciando outros gêneros musicais brasileiros como o surgimento da MPB (Música Popular Brasileira).

A estética da bossa nova às condições culturais do inicio da década de 60, juntando o ritmo da bossa nova a outras informações musicais – cariocas e nordestinas, como é o caso de Carlos Lyra e Sérgio Ricardo -, prenunciando deste modo o surgimento do construto MPB. (Naves, 2001, p.37)

Em 1959, João Gilberto lança o LP “Chega de Saudade” e ratifica o início da Bossa Nova, formalmente. A boa aceitação do público a respeito deste novo gênero musical e a valorização musica brasileira cresce e se consolida. João Gilberto surge em programas de TV, com suas roupas bem alinhadas e seu violão devidamente afinado, modificando a concepção da sociedade sobre a imagem negativa que tinham a respeito da boemia.

Com o crescimento da Bossa Nova pelo país, surgem os maiores expoentes da música brasileira: Antonio Carlos Jobim, Roberto Menescal, Carlos Lira, João Donato, Leny Eversong, Luís Eça, Astrud Gilberto, Elis Regina, João Gilberto, Ronaldo Bôscoli, Nara Leão, Vinicius de Moraes, os conjuntos Zimbo Trio, Tamba Trio e os Cariocas e muitos outros artistas, que criaram obras-primas como Lobo bobo, Garota de Ipanema, Corcovado, A felicidade, O barquinho, Samba de uma nota só e uma infinidade de outras. Surgiram na bossa-nova alguns dos melhores instrumentistas brasileiros, além dos já citados compositores; entre eles, Bola Sete, Dom Um Romão, Edison Machado, Luís Eça, Milton Banana, Tião Neto, Noveli e Toquinho. (Dourado, 2004, p.56).

Entre estes grandes nomes da música brasileira, destaca-se Toquinho, inicialmente instrumentista prodígio da geração Bossa Nova de São Paulo, junto com outros grandes nomes da geração como Elis Regina, Chico Buarque, entre outros, para posteriormente se tornar grande parceiro de composição de um dos maiores nomes da literatura e música brasileira: Vinícius de Moraes, criando durante algumas décadas de parceria músicas de grande importância para o acervo musical brasileiro. Apesar da infeliz ruptura desta dupla, Toquinho continuou sua carreira com Maestria abrangendo o público infantil para este gênero, atualmente o grande músico e compositor continua compondo e trabalhando em turnês que em 2014 completou cinquenta anos de carreira.

Delimitação do Tema

Toquinho iniciou sua carreira musical durante os anos de 1964 e 1965, com a ajuda artística e profissional de seu professor Paulinho de Nogueira, que o levou a apresentações amadoras em escolas, clubes e faculdades.  Admirador de João Gilberto e da Bossa Nova, que começava a aparecer nas casas da época, Toquinho buscou se aperfeiçoar cada vez mais com os músicos influentes do momento e com o sucesso desse Novo Gênero musical, surgiu então o Programa Pick Up de Walter Silva, onde Toquinho apareceu pela primeira vez publicamente.  Foi a partir desse momento que Toquinho passara a fazer parte de um talentoso grupo de iniciantes, tais como Elis Regina, Marcos Valle, Geraldo Cunha e Chico Buarque. (PECCI, 2011, P. 28).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (89.6 Kb)   pdf (435.7 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 55 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com