TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  18/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.953 Palavras (28 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1][pic 2]

siosLIFE

RELATÓRIO DE gESTÃO DE rECURSOS hUMANOS

Gestão Bancária e Seguros | 3º ano | IPCA

[pic 3]

  1. Resumo

O presente trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos acerca da prática de recursos humanos numa pequena média empresa. Mais especificamente, foi nos possível estudar a gestão de recursos humanos na siosLIFE, uma pequena média empresa inserida no mercado tecnológico, desenvolvida por dois jovens portugueses, com vista a melhorar o estilo de vida da população sénior.

No âmbito da unidade curricular de Gestão de Recursos Humanos, orientada pela docente Paula Loureiro, no 3º ano da licenciatura de Gestão Bancária e Seguros do Instituto Politécnico do Cávado e o Ave, tivemos acesso a todas as informações fundamentais para a realização deste trabalho, acerca da empresa mencionada acima.

Este relatório encontra-se segmentado de acordo com os assuntos lecionados em aula, de forma a uma melhor compreensão do mesmo, de todos os seus possíveis leitores. Essencialmente, está abordada a caracterização da empresa, e as atividades específicas e detalhadas de gestão de recursos humanos. Foi realizado juntamente com a colaboração dos fundadores da empresa, o que enriqueceu bastante a informação obtida.

Foi possível retirar conclusões positivas, acerca do modo como os CEO gerem o seu recurso mais valioso, e, deste modo, concluir que o modelo implementado nesta gestão deste recurso, o Modelo Soft, é o mais acertado, e deve permanecer em uso pelos mesmos.

Palavras Chave: Recursos Humanos; Empresa; Gestão; Modelo Soft

  1. Abstract

The main goal of this work is to increase/improve the knowledge about Human Resource practices in a small/medium business. More specifically, it was possible for us, study the Human Resources management in siosLIFE, a small medium business inserted on technological market, developed by two young Portuguese mans, with a purpose to improve the life style of the senior population.

Into the curricular unit of Human Resources Management, guided by the teacher Paula Loureiro, in a 3º year degree of Bank Management and Insurance of Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, we had access to all the essential information to carry out this work about this company mentioned above.

This report is segmented according to the subjects taught in class, in order of a better understanding of this, by all possible readers. Essentially, is to company characterization and Human Recourses management activities, and the activities of the human resources management. It was accomplished with founders’ company contributions, which has greatly enriched the information.

It was possible to take positive conclusions about how the CEO manage their most valuable resource, and thus conclude that the model implemented, the Soft Model, it’s the most accurate, and should remain in use by them.

Key words: Human Resources; Business; Management; Soft Model


Índice

Resumo        2

Abstract        3

Introdução        5

1        – Caracterização da Empresa        6

1.1        – Atividade        6

1.2        – História        6

1.3        – Principais mercados        7

1.4        – Estratégia de negócio e estratégia de gestão de recursos humanos        7

1.5        – Missão        9

1.6        – Visão        9

1.7        – Valores        9

2 – Atividades de Gestão de Recursos Humanos        11

2.1 – Análise de funções        11

2.2 – Recrutamento e seleção        16

2.3 – Integração e socialização        17

2.4 – Formação e desenvolvimento        18

2.5 – Avaliação de desempenho        20

2.6 – Gestão das remunerações        22

2.7 – Gestão das carreiras        24

2.8 – Gestão das saídas        26

Conclusão        28

Bibliografia        29

Anexos        30


  1. Introdução

A Gestão de Recursos Humanos é uma área estratégica implementada nas empresas. O seu objetivo é fazer com que a organização e o colaborador alcancem os seus objetivos, e mantenham uma relação saudável.

As políticas que derivam das atividades dos recursos humanos dizem respeito a políticas de provisão (recrutamento, seleção e integração), políticas de aplicação (análise e descrição de funções, planeamento de carreiras e avaliação de desempenho), políticas de manutenção (remunerações) e políticas de desenvolvimento de recursos humanos (formação).

Um dos maiores desafios que se coloca a uma empresa é a sua capacidade de encontrar e reter o potencial humano, adequado para gerar benefícios para a empresa.

O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer as atividades de recursos humanos implementadas numa pequena empresa, visto que 99,9% do setor empresarial, em Portugal, é representado pelas PME (Pequenas e Médias Empresas). Apesar da representatividade das PME na economia portuguesa, verifica-se uma fraca atenção a matérias relativas à gestão de recursos humanos, afetas a este tipo de empresas. Apesar da fraca atenção, o que é certo, é que muitas das atividades da gestão de recursos humanos são implementadas de forma inconsciente pelos próprios CEO nestas organizações, mas continuam ainda a parecer insuficientes para formar um quadro teórico e prático que iguale à prática nas grandes empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.8 Kb)   pdf (572.4 Kb)   docx (524.1 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com