TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Publicidade

Por:   •  22/4/2019  •  Resenha  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução:

A economia brasileira foi marcada por muitos acontecimentos políticos, avanço em tecnologias, industrias, desigualdade sociais ocasionadas pelo crescimento econômico do Brasil. Houve a participação do Estado como empresa e investimento de empresas estrangeiras. A industrialização foi tardia e adotou o Fordismo, sistema que considerava a capacidade de produção e os grandes parques industriais como fundamentos para a indústria, com os militares foram criadas obras em diferentes regiões como usinas hidrelétricas, rodovias, houve muitos avanços na qualidade de vida. A época que o pais teve um grande crescimento foi no regime militar. O crescimento econômico tornou a ditadura legitima durante o combate a esquerda, os oficiais conduzirão o pais de uma que enfraqueceu as finanças, outra inovação foi a criação do Banco Central, que tinha a função controlar a oferta de moeda na economia, antes papel do Banco do Brasil, que temos até os dias atuais.

 

 

 Descrição das políticas econômicas e suas consequências:

 

 

Era Getúlio Vargas:

No Governo de Getúlio adotou medidas no setor de café onde não recorria a necessidade de obter empréstimos a terceiros para enfrentar a superprodução que ocorrera na época. Expandiu o credito e a base monetária, onde desvalorizou a moeda e controlou operações cambiais ajudando a economia do pais. Autorizou o governo federal a intervir no domínio econômico para o povo obter os produtos necessários e garantir a sua distribuição, deu liberdade a imprensa, criou a Instrução Sumoc (Superintendência da Moeda e do Crédito).No seu governo também enfrentou um clima de muita tensão entre as oligarquias e militares principalmente no estado de São Paulo o que provocou a Revolução Constitucionalista de 1932, Aliança Nacional Libertadora (ANL) promoveu uma tentativa de golpe contra o governo Getúlio Vargas em 1935, Getúlio aproveitou o episódio para declarar estado de sítio e ampliar seus poderes políticos.  Depois de seu governo o País já não era o mesmo a burguesia industrial havia ganhado a hegemonia sobre a sociedade, o campo modernizava-se do ponto de vista capitalista, a economia estava em 8º lugar no mundo, havia serviço de energia e infraestrutura.

Era JK:

 No governo de Juscelino K. conhecido pelo lema "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo", em seu mandato foi elaborado o Plano de Metas, cujo o objetivo era o crescimento econômico a partir da expansão industrial através da produção do aço, alumínio, cimento, álcalis e outros metais. Com o apoio dos setores da sociedade, incluindo os militares, os empresários e sindicatos trabalhistas.

Instalou montadoras de automóveis no país e muitas outras como produziam componentes de automóveis, como fábricas de vidros, estofados, borracha, tinta etc. Foram construídas ferrovias, usinas em Minas Gerais sendo o governador de lá, Paulo Afonso e na Bahia. Ele também construiu 20 mil km de estradas e pavimentou 5 mil para atrais multinacionais.

Consegui agradar os militares com o aumento de salários e a compra de equipamentos, seu feito mais conhecido foi a criação de Brasília cujo o objetivo era levar a capital para interior no Brasil e como consequência povoar o sertão e das outas cidades. Durante se governo a produção de fabricas aumentou 80%. No final de seu mandato uma grande inflação atingiu o país mesmo depois do Fundo Monetário Internacional (FMI) para controlar a inflação, através do corte de gastos e redução de investimentos, o descontentamento da classe dominante com as medidas fez com que JK rompesse o acordo e deixasse o problema de controle da inflação ao seu sucessor.

 

Regime Militar:

Neste período de 1969 e 1973 houve um grande crescimento econômico governado pelo general Médici, neste período houve o crescimento do PIB, melhorias na infraestrutura do país, Aumento de empregos que veio através dos investimentos na infraestrutura e indústria alavancado pelos investimentos no setor siderurgia, eletricidade e petroquímica.

O crescimento econômico tornou a ditadura legitima durante o combate a esquerda, os oficiais conduzirão o pais de uma que enfraqueceu as finanças, outra inovação foi a criação do Banco Central, que tinha a função controlar a oferta de moeda na economia, antes papel do Banco do Brasil.    

Alencar Castello Branco foi eleito presidente, em seu governo, foram promulgados os Atos Institucionais, que suspenderam os direitos políticos dos cidadãos, em 1967, o marechal Arthur da Costa e Silva assume a presidência e decreta, em 1968, o Ato Institucional Número 5 (AI-5), que fechou o sistema político e ampliou a repressão da ditadura, no final de 1969, Costa e Silva adoece e é substituído por uma junta militar, em seguida, o general Emílio Garrastazu Médici assume a presidência, com ele, cresce a repressão e uma severa política de censura é colocada em prática para todos os meios de comunicação e expressão, o sucessor de Médici, o general Ernesto Geisel inicia um lento processo de transição rumo à democracia, em 1978, ele acaba com o AI-5 e impõe o general João Batista Figueiredo para a sucessão, Figueiredo decreta então a Lei da Anistia e restabelece o pluripartidarismo, o muitos outros fenômenos de elevada complexidade, a globalização apresenta pontos positivos e negativos, a globalização foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados, o consumidor teve acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade, outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, potência as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (97.3 Kb)   docx (235.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com