TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM PUBLICIDADE TRABALHO ACADÊMICO - AV1[pic 1] Alunos: Christian Santos –

Por:   •  1/10/2021  •  Dissertação  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

LEGISLAÇÃO E ÉTICA EM PUBLICIDADE
TRABALHO ACADÊMICO - AV1
[pic 1]

Alunos: Christian Santos – 2018101675
              Rafaela Rodrigues - 2018101483

QUESTÃO 1:
"É PELO CORPO QUE SE RECONHECE A VERDADEIRA NEGRA" - Campanha da Devassa - 2011. Anunciante e agência: Primo Schincariol e Agência Mood.
Figura 1 - Não é ofensiva propaganda da Devassa com referência ao corpo da mulher negra.
Para o juiz de Direito Carlos Alexandre Gutmann, não há qualquer mensagem racista, sendo o anúncio original, irreverente.

Fonte:  https://www.migalhas.com.br/quentes/190053/nao-e-ofensiva-propaganda-da-devassa-com-referencia-ao-corpo-da-mulher-negra

Analise as duas imagens e leia a matéria e a decisão do Conar e responda aos questionamentos através de um texto de até 15 linhas.

a) Com qual decisão você concorda?

Assim, como o Conar e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, consideramos que a propaganda iguala a mulher negra a um objeto de consumo ao comparar o corpo feminino com a cerveja. Mas, o Conar não suspendeu a publicidade, apenas recomendou que alterações fossem feitas.

Então, não concordamos com ambas as decisões. Ao longo da história, mulheres são vítimas que sofrem com a naturalização de uma imagem desgastada, diminuída e inferiorizada pela sociedade machista, capitalista e patriarcal. Essas imagens dão referência a uma concepção de pertencimento da mulher à antigas normas de que a ela é cabido o cuidado da família e do lar.

b) Como fazemos para evitar a propaganda abusiva?

Para evitar esse tipo de erro, que pode gerar uma propaganda enganosa ou abusiva como esse caso, é necessário estar extremamente atento ao uso da linguagem, ter cuidado com as informações que serão passadas, sem deixar de omitir porque isso aumenta a confiança do público. Conferir as regras de atuação do seu mercado e principalmente analisar as normas e regras do Conar.

c) Quais são as consequências desse tipo de propaganda para a agência de publicidade?

As consequências para as empresas que tiverem praticado essa infração vão desde o pagamento de indenizações altas até mesmo a reclusão em casos mais extremos. Além disso, há o fato de que a empresa acaba tendo a sua credibilidade muito afetada.

QUESTÃO 2:
Logo após a evolução dos veículos de comunicação no Brasil, chegaram as primeiras agências internacionais de propaganda, JW Thompson e a McCann Erickson e nasce a primeira agência de propaganda genuinamente brasileira, Standard Propaganda. Diante desse crescimento do mercado e da necessidade de desenvolvimento da indústria de propaganda no Brasil surge a necessidade de criação de Leis e normatizações para o mercado publicitário. Nesse contexto a Lei 4.680 de 18 de junho de 1965 foi criada e qual a sua função e o que ela regulamentou?

2-Dispõe sobre o exercício da profissão de Publicitário e de Agenciador de Propaganda e dá outras providências. § 1º Os auxiliares que, nas Agências de Propaganda e outras organizações de propaganda, não colaborarem, diretamente, no planejamento, execução, produção e distribuição da propaganda terão a designação profissional correspondente às suas funções específicas.

§ 2º Nos casos em que profissionais de outras categorias exerçam funções nas Agências de Propaganda, tais profissionais conservarão os privilégios que a Lei lhes concede em suas respectivas categorias profissionais.

§ 3º Para efeitos de recolhimento do Impôsto Sindical, os jornalistas registrados como redatores, revisores e desenhistas, que exerçam suas funções em Agências de Propaganda e outras emprêsas nas quais se execute propaganda, poderão optar entre o recolhimento para o sindicato de sua categoria profissional ou para o Sindicato dos Publicitários.

QUESTÃO 3:
Publicidade por Influenciador é assim considerada para a autorregulamentação publicitária a mensagem de terceiro destinada a estimular o consumo de bens e/ou serviços, realizada pelos chamados Influenciadores Digitais, a partir de contratação pelo Anunciante e/ou Agência. Por conta da evolução do mercado publicitário na área digital, o Conar criou um guia que apresenta orientações para a aplicação das regras do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária ao conteúdo comercial em redes sociais, em especial aquele gerado pelos Usuários, conhecidos como“Influenciadores Digitais”. Quais são as recomendações que esse guia trás para a publicidade em redes sociais e quais principais pontos devem ser observados nesse guia?

1 - Publicidade por Influenciador: Toda mensagem que tem como finalidade estimular o consumo de bens ou serviços, realizadas pelos chamados influencers digitais, a partir de uma contratação por anunciante ou agência.

   1.1 - Identificação: Deve se deixar claro que o conteúdo anunciado é publicitário. Caso não estiver evidente no contesto, é obrigatório haver uma menção a identificação publicitária, podendo ser expressões como “publicidade”, “publi” ou outros do tipo de forma que fique compreensível para o público com quem pretende comunicar.

    1.1.1 - Forma: É recomendável o uso de ferramenta de identificação disponibilizada pelas plataformas. Alternativamente, recomenda-se deixar explicito através de qualquer elemento das postagens, inclusive legenda, porém sem prejudicar a mensagem publicitária.

    1.1.2  - Crianças e Adolescentes: Considerando a característica da publicidade por Influenciadores, todos os envolvidos na divulgação da publicidade devem ser particularmente cuidadosos para que a identificação da natureza publicitária seja aprimorada, assegurando o reconhecimento pelas crianças e adolescentes, devendo ser perceptível e destacada a distinção da publicidade em relação aos demais conteúdos gerados pelo Influenciador.

     1.2 - Regras gerais e específicas do CBAP : Anunciante e/ou a Agência envidar os maiores esforços e adotar as melhores práticas para informar o Influenciador sobre os cuidados que devem acompanhar a divulgação e zelar pelo cumprimento das regras. Fica também o Influenciador incumbido do conhecimento e conformidade com as normas aplicáveis, em especial que o seu depoimento seja genuíno e contenha apresentação verdadeira do produto ou serviço anunciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com