TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Sistema da Informação

Por:   •  19/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.676 Palavras (19 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

        

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Beatriz Teixeira Maciel

Camila Pereira Vizentin

Matheus F. de Melo Rodrigues

Skarllety Layla de Oliveira

Suelen Ramos da Silva

ÉTICA E REPONSABILIDADE SOCIAL NO MARKETING

Seropédica

2017


Beatriz Teixeira Maciel

Camila Pereira Vizentin

Matheus F. de Melo Rodrigues

Skarllety Layla de Oliveira

Suelen Ramos da Silva

ÉTICA E REPONSABILIDADE SOCIAL NO MARKETING

Trabalho apresentado a disciplina IHI171 Administração Mercadológica I - Professora: Flavia Galindo - UFRRJ

Seropédica

2017

                Sumário

  1. Resumo .............................................................................................................. 4
  2. Introdução .......................................................................................................... 4
  3. Ética ................................................................................................................... 5
  4. Responsabilidade Social .................................................................................... 6
  5. Ética e Responsabilidade Social no Marketing .................................................. 7
  6. Caso Petrobras .................................................................................................. 9
  7. Caso Natura ..................................................................................................... 11
  8. Caso Amazon .................................................................................................. 12
  9. SulAmérica: Caso Prático ................................................................................ 13
  10. Conclusão ........................................................................................................ 13
  11. Referências Bibliográficas ............................................................................... 15

  1. Resumo

Este trabalho acadêmico tem como objetivo principal expor a interação ocorrente entre a Ética e a Responsabilidade Social adjacente ao Marketing, e o quanto essa união vem exercendo um papel fundamental dentro das organizações. Neste âmbito, é visível que a Ética e a Responsabilidade Social vêm trazendo resultados positivos às empresas, pois concomitantemente ao Marketing, eleva a visibilidade da mesma, além disto, vem auxiliando a expansão das práticas das organizações para com a sociedade. Assim sendo, trata-se de um estudo com ênfase nos desdobramentos sociais que, atualmente, as instituições estão buscando gerar, no corpo social em que estão inseridas. E, desse modo, será possível compreender que está postura empresarial reflete em grandes ganhos se, e somente se, colocada em prática de forma coerente e honesta.

Palavras chaves: Ética; Responsabilidade Social; Marketing; Gestão Empresarial; Administração.

  1. Introdução

As Teorias da Administração a priori tinham como foco a maximização da produção. Dessa maneira, a qualidade - além do diferencial - oferecida nos serviços e produtos ficava em segundo plano. Simultâneo a isso, a Ética era vista pelas organizações apenas como uma ferramenta auxiliadora em suas relações perante aos seus stakeholders. 

Com o avanço nos estudos sobre Gestão e o embrionário surgimento da Tecnologia da Informação, acarretou-se a necessidade de políticas que melhorassem o relacionamento da organização junto ao seu ambiente interno/externo. Além do alinhamento, nesse momento, entre a Ética e a Responsabilidade Social com o Marketing. 

Neste contexto, as empresas e seus gestores passaram a ser norteados pela comunidade na qual estão inseridos, ordenando seus esforços de encontro aos dos órgãos públicos e/ou outras instituições. Em face ao exposto, surgiu a demanda de equiparar a Responsabilidade Social Empresarial ao Marketing Social. Afinal, para as companhias, não é mais suficiente que elas possuam produtos de qualidade e preços competitivos. Para se obter vantagem competitiva, é preciso prezar o relacionamento com o público no qual a mesma interage, como os clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores, ou seja, a sociedade em geral.

Portanto, o trabalho realizado tem o intuito de assimilar a proficuidade da Ética e da Responsabilidade Social aplicadas ao Marketing. Tendo como finalidade central, detalhar e considerar o efeito verificado através desse vínculo, entre Responsabilidade Social e Marketing, tendo influência direta e pertinente no sucesso das organizações.

Assim, ratificar que as corporações que as utilizam e os empreendedores ao assumirem uma postura engajada com a mesma, tornam-se responsáveis de uma enorme mudança cultural, cooperando para a implantação de uma sociedade mais íntegra e altruísta, na qual as empresas têm amplas vantagens competitivas e financeiras. 

  1. Ética

O termo “Ética” deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um somatório de valores e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Esta serve para que haja um equilíbrio e boa performance social, promovendo que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a Ética, não deve ser confundida com as leis, porém está sim relacionada com o sentimento de justiça social.

 Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Portanto, de maneira geral, podemos compreender a Ética como a “ciência da conduta”. Uma das possíveis definições é que a Ética é a compreensão das normas, valores e princípios que sustentam as bases da moralidade social. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações. Isto significa que, de nada vale a publicação de normas se não há prática da Ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)   pdf (244.4 Kb)   docx (45.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com