TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho disney

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  557 Visualizações

Página 1 de 4

A SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL DA WALT DISNEY

        De acordo com o caso de apoio a Walt Disney Co, trabalha de uma maneira diferenciada com seus colaboradores, o método de organização organizacional segundo Van Maanem (1976), onde aplica-se a socialização através de valores, normas e comportamentos, para que se permita ao individuo participar das atividades sendo elas profissionais ou não dentro da organização.

        Esse tipo de socialização tem um ótimo resultado, pois se faz com que o individuo se torne parte de um grupo, onde todos trabalham com o quesito motivacional elevado. Isso acontece devido ao processo de socialização antecipada através da Universidade Disney que faz o processo preparatório antecipado antes do próprio individuo entrar formalmente na organização.

        Pode-se dizer que um programa de integralização/socialização de forma antecipada e de período integral como é feito pela Walt Disney, os colaboradores são introduzidos dentro das filosofias da organização, onde é passado o foco principal do negócio o entretenimento. Um ponto importante é que por serem tratados sempre pelo primeiro nome, independente de cargos isso geral um “bum” motivacional, pois na maioria das organizações onde se tem uma hierarquia estampada diretamente, acaba gerando alguns tipos de conflitos entre cargos e setores.

        Os colaboradores são todos tratados como parte de um elenco de um espetáculo, ou seja, o principal foco da sua rotina diária é o entusiasmo, portanto eles são treinados para servir os convidados da Disney, ou seja, aprende qual será seu papel de atuação no mundo mágico Disney.

        Sabemos que o grau de qualidade Disney é um dos mais altos no mundo, quando se trata da sua marca, portanto cada colaborador recebe um treinamento adicional de como devem tratar as pessoas de como solucionar os problemas e tirar duvidas, tudo dentro do padrão Disney. Um dado interessante é que os colaboradores que cuidam da limpeza dos parques Disney, tem que conhecer no mínimo três idiomas, e ter treinamento especial de como atender o publico, por eles estarem espalhados por todos os locais dos parques temáticos a maioria das pessoas que visitam o parque, os veem como uma pessoa que saiba indicar onde fica determinado local/atração do parque. Portanto o treinamento do pessoal de limpeza é ainda mais intensivo.

        Podemos dizer que os colaboradores da Disney, criam uma identidade social única, pois tem que se moldar aos padrões exigidos pela organização. Podemos associar a identidade socializada como um processo de interação com outros indivíduos. Nesse processo a identidade só se torna real através da aceitação dos outros indivíduos do grupo conforme diz o estudo de Berger e Berger 1979.

        Outro fato interessante é que na composição dessa identidade social, os colaboradores com cargos administrativos, uma semana por ano exercem atividades nas linhas de frente, ou seja, deixam suas rotinas de gerencia e atuam vendendo ou recebendo ingressos, vendendo pipoca ou organizando grupos de passeios. Isso faz com que cada indivíduo que trabalha na organização obtenha o perfil de identidade social que a organização almeja para suas atividades. E com isso os indivíduos com cargos administrativos também podem ter uma melhor noção das atividades na linha de frente, para propor melhorias e também aumentar o seu network com o grupo social da organização e também obter informações importantes sobre a satisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com