TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE DISTORÇÕES COGNITIVAS FILME ENCANTO DA DISNEY

Por:   •  26/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  963 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Abordagem Cognitiva Comportamental

TRABALHO SOBRE DISTORÇÕES COGNITIVAS  FILME ENCANTO DA DISNEY

MODELO COGNITIVO

Situação 1

Luísa, Irmã de Mirabel, por conta de seu dom que consistia em ter uma super força, passava o dia inteiro prestando serviços pesados tanto para sua família quanto para a vila procurando deixar tudo organizado. Com isso acabava ficando sem tempo para descansar em virtude de uma alta demanda de trabalho além de ter uma grande dificuldade em dizer não para as pessoas.  Quando Luísa é procurada por Mirabel para conversar sobre o que estava acontecendo com a Casita (forma carinhosa com a qual a família chamava a casa), isso acabou revelando como distorção cognitiva, o pensamento dicotômico por acreditar que se não tivesse seu dom, isso revelaria que ela seria um fracasso para toda a família.

Pensamento Automático (PA) – Acredita que não é nada se tirarem seu dom, sua super força.

Emoção – Ansiedade, nervosismo, irritabilidade, tensão.

Comportamento – Dificuldade em dizer não e alterações do sono que envolvem TIC nervoso no olho.

Situação 2

Bruno, tio de Mirabel, possuía o dom de prever o futuro e estava sumido há vários anos. No entanto, nem o pessoal do vilarejo e nem a família falavam dele, transformando-o num assunto proibido. A presença de Bruno esteve sempre associada a eventos reais ruins que aconteceram aos quais as pessoas diziam terem sido promovidos por ele. E isso o levou ao isolamento. Bruno foi repudiado pela família por causa de seu dom de prever o futuro, muito embora amasse todos os seus familiares. No passado quando teve a visão sobre o futuro da Casita a pedido da Abuela foi possível identificar como distorção cognitiva, o erro oracular por pensar que iria ser rejeitado de qualquer forma pelo seu jeito de ser, pelo seu dom.

Pensamento Automático (PA) – Não conseguir lidar com o medo de julgamentos e com a dificuldade de não ser aceito na família por conta do seu dom.

Emoção – Medo de julgamentos e de não ser aceito.

Comportamento – Isolou-se nos porões nos fundos da Casita por vários anos.

Situação 3

Na família de Mirabel, as crianças desde muito novinhas são ensinadas de que o real sentido de suas vidas é dar orgulho a sua família e serem prestativas e colaborarem com todos. Mirabel nasceu sem um dom especial, uma pessoa normal, sem dons e em virtude disso não consegue colaborar com o vilarejo que depende dos poderes especiais de sua família. E em virtude disso, Mirabel cresceu sem ter destaque na família e sempre convidada a se retirar para não atrapalhar. Há uma pressão familiar muito grande para que ela seja tão especial quanto os demais familiares, o que gera uma necessidade absurda para se envolver em diversas atividades e ser bastante altruísta. A ausência de ter um superpoder retira dela o direito de participar ativamente das reuniões da família, de ser escutada e acaba por representá-la como um erro ou uma desonra para sua família. No dia da apresentação do priminho Antônio, a Abuela pede que ela não participe da celebração para não atrapalhar. Depois que terminou a cerimônia e descobriram o dom de seu primo, todos são convidados para posar para a foto da família, no entanto Mirabel não foi convidada para posar nessa foto. É possível identificar como distorção cognitiva a rotulação por se descrever como uma falha na família por não ter um dom como seus demais familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (91.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com