TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte aéro E Sua Infraestrutura

Dissertações: Transporte aéro E Sua Infraestrutura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 9

Sueli Cristina Battaglin, No. 30

Métodos de sistema kaizem, Kanbam e Just time.

São Bernardo do Campo

2009

Universidade Bandeirante Brasil

Curso de Gestão de Logística.

Primeiro semestre

Prof.: Reginaldo Pereira

Métodos de sistema kaizem, Kanbam e Just time

Trabalho Extracurricular apresentado a UNIBAN – Universidade Bandeirante Brasil, como exigência para a reposição de carga horário 20hs/aula, do 1 Semestre do Curso de Tecnólogo em Gestão de Logística Empresarial

São Bernardo do Campo

2009

Sumário

Introdução Pg. 04

O que é Sistema Kaizem? Pg 05

O que é Sistema Kanban? Pg. 06

O que é Sistema Just Time? Pg. 07

Conclusão Pg. 08

Bibliografia Pg. 09

Introdução

Nas próximas paginas, veremos os sistemas Jit, que é conhecimento obtido através Mudanças de mentalidade, que começa através da educação e treinamento, que obteremos através de leituras, seminários, visitas a outras empresas etc...Este processo resultara em melhor capacidade de observação e modificações precisas e eficazes nos processos. A excelência, porém não é alcançada apenas assistindo a um seminário ou lendo um livro. Ela é obtida executando na pratica, observando os resultados, melhorando os processos e tentando outra vez, caso haja necessidade.

Com o desenvolvimento dos métodos que iremos ver a seguir, teremos condições de estar aprimorando os processos de fabricação e toda a cadeia de abastecimento e suprimentos. Desta forma, Teremos condições de a atingir a liderança absoluta em relação a redução de custo, tempo e melhoria na qualidade de produtos e serviços prestados.

Sistema kaizem

Kaizen, È uma palavra de origem japonesa, que significa melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho).

Nos anos 50, os japoneses retomaram as idéias da administração clássica de Taylor e as críticas delas decorrentes para renovar sua indústria e criaram o conceito de Kaizen, que significa aprimoramento contínuo. Essa prática visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela. Partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador isolado de competitividade. Atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos já existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos. Este processo, visa melhoria em relação ao ontem, e melhor ainda em relação ao amanhã, ou seja, devemos nos aprimorar todos os dias, com o comprometimento de todos os indivíduos da empresa, desde o operário até o gerente. Gerando aumento de produtividade sem investimentos significativos, reduções nos custos de produção, capacidade de realização às mudanças de mercado e motivação dos colaboradores.

O Sistema de produção Toyota é conhecido pela sua aplicação do princípio do Kaizen. Resultados concretos, tanto na qualidade, quantidade, menor tempo e menor custo. Gerando assim lucratividade e realização das metas. O mesmo deverá ser utilizado, no combate aos desperdícios no trabalho, ou seja, baixando custos e melhorando a qualidade dos serviços e produtos prestados.

Temos os dez mandamentos do Kaizem.:

01) O desperdício é o inimigo nº1. Para eliminá-lo é preciso sujar as mãos.

02) Melhorias graduais feitas continuadamente, não é ruptura pontual.

03) Todos na empresa, tem que estar envolvidos, desde a diretoria até o pessoal de base, caso contrário a metodologia não funciona.

04) A estratégia deve ser barata. O aumento da produtividade deve ser feito sem investimentos significativos. Não se deve aplicar somas altas em tecnologia e consultorias. Deve sempre tentar utilizar os recursos disponíveis.

05) Aplicar-se em qualquer lugar, onde se fizer necessário.

06) Apóia-se numa gestão visual, numa total transparência de procedimentos, processos e valores. Torna os problemas e os desperdícios visíveis aos olhos de todos.

07) Focaliza a atenção no local onde se cria realmente o valor, chão de fabrica em especial.

08) Orienta-se para os processos.

09) Dá prioridade às pessoas, acredita-se que o esforço principal de melhoria deve vir de uma nova mentalidade e estilo de trabalho das pessoas (orientação pessoal para a qualidade, trabalho em equipe, cultivo da sabedoria, elevação da moral, autodisciplina, círculos de qualidade e prática de sugestões individuais ou de grupo).

10) O lema essencial da aprendizagem organizacional é aprender fazendo.

Sistema Kanban

Kanban, é uma metodologia de programação de compras, de produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com