TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO

Monografias: TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

No processo de uma negociação é estabelecida uma comunicação quando duas ou mais buscam um acordo durante uma transação partes. Quando ouvimos com atenção conseguimos compreender a outra parte durante a negociação.

Na base de uma negociação é necessário o conhecimento explícito e o tácito, para ser mais fácil articular e transmitir que a partir desses conhecimentos os comportamentos dos negociadores se destacam a apresentar desempenho com as habilidades e atitudes necessárias.

Para ser um bom negociador temos que estar em busca do conhecimento dominar certas habilidades básicas que nos permitam interagir com outras pessoas, organizando nossos pensamentos e controlar nossos impulsos emocionais.

Com finalidade de melhor compreender na fase de negociar é necessário que devessem aprofundar em quatro conceitos: conhecimentos, habilidades, atitudes e resultado.

Na negociação temos o controle sobre nossas emoções para que não sejam afetadas na comunicação que poderá distorcer ou eliminar informações alterando o equilíbrio e influenciando nas decisões, evitando que outra parte rejeite nossos argumentos por não compreender o que queremos transmitir.

Para uma comunicação eficiente é necessário que a outra parte compreenda as idéias e conceitos de maneira concisa, clara e objetiva.

O conhecimento e habilidades devem ser adquiridos antes de ingressar em qualquer discussão a respeito da negociação, e sim, dominando e identificando pontos fortes e pontos fracos a serem identificados na fase de negociação, com autoconfiança, assumindo uma abordagem positiva que nos levará ao resultado que esperamos.

A arte de negociar requer regras para atingir resultados que contemplam todos os lados envolvidos.

”BERNABEU, Francisco. Negociadores da Sociedade do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ed Ciência Moderna, 2008. “Negociação é um processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAS

Preparação: Preste atenção em tudo que acontece no espaço em que você trabalha, procure conhecer mais sobre seu chefe, pense sobre suas habilidades e o que você tem feito nos últimos tempos, planeje bem suas ações e veja como lidar com os acontecimentos, busque a melhoria dos seus argumentos para obter sucesso.

Firmeza: Seja seguro naquilo que fala, caso seja surpreendido, tente contornar a situação o seu favor, com perguntas ou colocações que deixem o ambiente da conversa mais tranqüilo. Tenha firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal, deixe de lado à vergonha, o receio, a insegurança e leve em consideração as seguintes variáveis para barganhar: a qualidade do seu trabalho, a realidade do mercado no qual você atua e o perfil da empresa em que trabalha.

Prudência: Tome cuidado com o que fala. Falar assuntos impróprios não combina. Seja sério e extremamente profissional ao expor seus objetivos e pretensões. Investigue o mercado e informe-se sobre a empresa em que você atua. Analise se a companhia é de grande, médio ou pequeno porte para que você consiga pedir mais ou menos.

Controle a ansiedade: Controle-se, olhe firme e fixo para a pessoa que conversa com você, procure não gaguejar, tente se mostrar tranqüilo. Tenha cuidado para não se prejudicar. Esta iniciativa tem que ser tomada na hora exata, ou seja, você jamais deve pedir um aumento, por exemplo, se a empresa estiver em crise ou se o seu desempenho for insatisfatório.

A empresa: Fale coisas positivas da empresa, o que você vê em você que possa contribuir para o desenvolvimento maior da empresa, mostre com objetividade tudo que você já fez, e o que você pretende fazer para conquistar o que deseja. Compare o seu desempenho com os resultados obtidos pela empresa. É importante mostrar que você está contribuindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com