TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Artigo: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

Etapa 1

Conceitos de negociação 3

Respostas equipe 3

Etapa 2

Relatório – Visão Sistémica e Comunicação 5

Tabela 1 6

Tabela 2 7

Etapa 3

As habilidades de um negociador 8

Etapa 4

O planejamento da Negociação e a Ética 9

Filme ‘’Em Boa Companhia’’ 10

Conclusão 13

Referências Bibliográfica 14

Introdução

No nosso dia-a-dia, negociamos o tempo todo, desde em simples conversas com amigos até em fechamentos de negócios no trabalho. A negociação é de extrema importância dentro e fora das organizações. É através de uma boa negociação que conseguimos todos os nossos objetivos, sendo eles profissionais ou pessoais. Nas organizações, negociar proporciona desde as diminuição de gastos até na melhoria no desempenho dos funcionários.

Etapa 1:

Negociar com pessoas que temos intimidade nos auxilia, negociações nós temos em qualquer lugar ou momento de nossas vidas, seja na pessoal ou profissional. A palavra negociar vem do latim “negotiatiõne”, (negocio negociação); conversações sobre parceiros sociais com o objetivo de se chegar a um acordo.

A negociação é o processo de busca a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível.

Uma negociação deve-se buscar a satisfação de ambos os lados, que significa o “ganha-ganha”, além disso, a negociação deve buscar sempre relações duradouras, tentando interesses em comum.

Como muitas coisas na vida, para o processo de negociação também existe uma receita universal de negociação, com sete ingredientes que podem servir tanto a fusão de duas empresas no Brasil como a um tratado de paz entre países do Oriente Médio: comunicação eficaz, bom relacionamento, descobrir o interesse da outra parte, elaborar os diversos acordos possíveis, convencer a outra parte de que está sendo tratada com justiça, definir quais são as opções para o acordo e chegar ao compromisso final.

A negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos. O objetivo dos negociadores é o mesmo: concluir um acordo aceitável. O que muda é a forma de obtenção do acordo.

1- Família- negociação de favores entre irmãos, negociação com conjugue para decidir o que fazer.

Amigos – negociar aonde ir.

Estudos – negociar como proceder com as lições e trabalhos.

Não obtivemos sucesso em todas as negociações, pois em alguns momentos tivemos que ceder e não foi executado exatamente como queríamos ou planejamos.

2- É mais fácil negociar com a família, pois conhecemos as estratégias de negociação e como proceder com cada pessoa.

3- Pois são pessoas próximas e sabemos como lidar com elas. Porem se fossemos negociar com pessoas desconhecidas, teríamos uma postura diferente, mais formal e analisaríamos as propostas apresentadas na conciliação.

4- Nas negociações de família, os dois lados acabam ganhando. O que precisaria de mudança seria o aperfeiçoamento das argumentações, pois a falta dela tem retardado a finalização do processo.

Etapa 2:

Relatório – Visão Sistémica e Comunicação

Existe vários conceito de negociação, mas podemos dizer que negociação é o processo onde o objetivo é obter o ganha-a-ganha para ambas as partes, para que as mesmas saiam satisfeitas, buscando assim ao melhor resultado possível.

Na visão sistêmica da negociação, encontram-se as entradas (estímulos) e saídas (respostas). A entrada seria o começo da negociação, podemos destacar no processo de negociação como entradas: diferenças individuais, interesses comuns, relacionamento humano e valores pessoais dos envolvidos. A saída apresenta a conclusão ou a entrada de um novo processo, se destaca como saída: decisão conjunta, concessões, conquista das pessoas e satisfação das necessidades.

Para que uma negociação tenha um bom desfecho, é preciso se ter uma comunicação eficaz e eficiente, pois o sucesso de uma negociação depende de uma boa comunicação com as partes envolvidas, se a comunicação é feita incorretamente pode gerar transtornos para ambas as partes.

TABELA 1 - AUTOR DO LIVRO

Integrantes da Equipe:

Negociação Escolhida: Casamento

Características da negociação Desafios da negociação Dicas do Autor Passos a Serem Tomados Perigos e aspectos de atenção

a. Planejar os detalhes da cerimonia e festa Escolha dos Padrinhos Planejar um casamento requer muita diplomacia e coordenação para agradar a gregos e troianos e assegurar que eles mantenham o relacionamento após o evento. Negociar com os fornecedores da festa (decoração, buffet, etc.) Problemas com os fornecedores.

b. Negociar preços Lista de convidados Todos devem sentir que deram sua contribuição ao planejamento. Divida a responsabilidade e o poder de tomada de decisões. Problemas com o vestido de Noiva

Anotações/observações da Equipe: Qualquer casamento requer um planejamento com antecedência, requer tempo e paciência. Não tente atropelar nenhum dos passos.

TABELA 2 - CASO REAL

Integrantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com