TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO 5S’s PARA GESTÃO DE ESTOQUES DO SUPERMERCADO BOBATO

Por:   •  1/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  39.055 Palavras (157 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 157

Código do Formulário MTCC - 008 Revisão do Formulário 2 Data da Revisão do Formulário 03/06/2013

V c

Formulário

TCC para Cursos Técnicos

DADOS GERAIS

Nomes dos Estudantes: Hellen Larissa de Lima

Kathleen Kely Bordini

Kelen Cristina Ubiali Dalmas

Larissa de Mello.

Curso Técnico: Logística

Professor Orientador: José Alfredo Pauli

Início: 12/03/2013 Término: 03/06/2013

Carga Horária: 100 horas

TÍTULO: UTILIZAÇÃO DO 5S’s PARA GESTÃO DE ESTOQUES DO SUPERMERCADO BOBATO

1. PROBLEMA

1.1 INTRODUÇÃO

Atualmente nas empresas ocorrem vários problemas dentro dos estoques. A estocagem de materiais é, portanto, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa. Ele pode ser considerado como todo o material que está disponível para ser requisitado e utilizado no processo produtivo. A administração no estoque é eficiente para melhorar a qualidade, a redução de tempo, a diminuição dos custos oferecendo uma vantagem à própria empresa.

Código do Formulário MTCC - 008 Revisão do Formulário 2 Data da Revisão do Formulário 03/06/2013

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Estudar a viabilidade do projeto para a melhoria do estoque da empresa Supermercado Bobato, na cidade de Joinville/ SC, e melhorar o sistema de espaçamento do estoque e gestão de pessoas trazendo melhor organização obtendo a melhoria da movimentação das mercadorias.

1.2.2 Objetivos Específicos

 Estudar as ideias para a estocagem/armazenagem da empresa;

 Verificar as possibilidades da execução do projeto;

 Realizar pesquisas de campo;

 Melhorar o estoque para torná-lo mais barato e de fácil manuseio;

 Controlar os materiais do estoque para não expirarem;

 Observar a colocação do material;

 Projetar de tal forma a torná-lo simples em deslocá-lo e colocá-lo nas prateleiras;

 Melhorá-lo para que não haja prejuízos ocultos.

1.3 PROBLEMA

Em empresas, muitas vezes, observam-se situações onde há a necessidade de realizar a movimentação dos materiais dentro do processo de armazenagem/estocagem, e uma deficiência quando se fala de gestão de pessoas (falta de organização, treinamento/cobrança) .

Sendo assim, como é possível realizar a melhoria no setor de estoque em uma empresa objetivando a melhor movimentação das mercadorias dentro desse setor?

Código do Formulário MTCC - 008 Revisão do Formulário 2 Data da Revisão do Formulário 03/06/2013

2. EMBASAMENTO TEÓRICO PARA A RESPOSTA

2.1 O QUE É GERENCIAMENTO DE ESTOQUE?

O gerenciamento de estoque é um conjunto de bens armazenados, com características próprias, e que atende as necessidades da empresa. Gerenciar um estoque significa ter um conhecimento amplo das necessidades da empresa. Segundo Bertaglia (2003 p.314), “o gerenciamento de estoques é um ramo da administração de empresas que está relacionado com o planejamento e o controle de estoques de materiais ou produtos que serão utilizados na produção de bens ou serviços”.

2.2 O QUE É ORGANIZAÇÃO?

A organização é uma ferramenta bastante importante dentro de um estoque, é onde ocorre o planejamento e assim é possível obter o controle deste local, para que seja eficaz a organização de tarefas; uma preparação para obter bons resultados. Diagnóstico para identificação do nível de confiabilidade nos controles de estoque, análise do Sistema de Materiais e implementação de melhorias, cadastramento de itens novos verificando identificação dos itens. É necessário desenvolver a capacidade de transformar a informação em conhecimento, e para tal, são imprescindíveis profissionais qualificados e comprometidos com a estratégia da organização. No site Gerenco, Maximiano (1992) afirma que “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa”.

Ou seja, organização é o fato de nos localizarmos melhor dentro de um ambiente, trabalhando melhor em equipe e possibilitando melhor produtividade.

Quanto mais ágil a disponibilidade para a reposição de suprimentos do estoque para o ambiente de venda, mais rentabilidade terá este supermercado. De acordo com Ballou (2006 p.272), “A disponibilidade muitas vezes acaba resultando não apenas a manutenção como também o aumento do nível de vendas”.

Código do Formulário MTCC - 008 Revisão do Formulário 2 Data da Revisão do Formulário 03/06/2013

2.3 O QUE É MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAL?

Movimentação de materiais é definida por Tadeu (2011, p.304) como:

O manuseio ou a movimentação interna de produtos e materiais significa transportar pequenas quantidades de bens por distâncias relativamente pequenas, quando comparadas com as distâncias na movimentação de longo curso executadas pelas companhias transportadoras. É atividade executada em depósitos, fábricas e lojas, bem como no transbordo entre tipos de transporte. Seu interesse concentra-se na movimentação rápida e de baixo custo de mercadorias (o transporte não agrega valor e é um item importante na redução de custos).

Ou seja, é um subsistema encarregado do controle e normalização das transações de recebimento, fornecimento, devoluções, transferências de materiais e quaisquer outros tipos de movimentações de entrada e de saída de material.

2.4 QUAL A IMPORTÂNCIA DE UMA MELHOR ESTOCAGEM?

Segundo Ballou (2001 p.202), “Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (267.2 Kb)   pdf (768.7 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 156 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com