TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação

Exames: Técnicas De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 13

Etapa 4 – Passo 3

Roteiro de Preparação para Negociações Salariais

Mesmo que você tenha consciência do seu merecimento em relação ao aumento salarial, o empregador sempre vai supor que você está satisfeito, ao menos que você se posicione. Se a sua negociação terá sucesso ou não dependerá da transparência em relação ao beneficio almejado e a sua autoanálise como profissional e a base de argumentação fundada a partir disso.

Planejamento

Defina o seu objetivo: Estabeleça quanto você acredita que merece de aumento. Reflita: Porque você merece o aumento? Qual é a importância do salário em sua vida? Qual a importância para a sua carreira em trabalhar dentro desta organização? Os seus líderes reconhecem o seu trabalho em avaliações de desempenho?

Liste todas as suas funções e o seu desempenho em cada uma delas: Encontre o que existe de diferencial na sua conduta profissional que mostre o valor da sua continuidade dentro da organização. Como por exemplo: Ingressou em um curso superior na área de gestão, melhorias implantadas por você na área de atuação, entre outros.

Identifique a politica de remuneração dentro da organização: É preciso considerar que salário é a soma de todos os benefícios: Vale transporte, cesta básica, salário, vale alimentação, décimo terceiro, entre outros. E se você aceitaria propostas em relação à melhoria nos benefícios e não somente salário.

Identifique a saúde financeira atual e posicionamento no mercado: O faturamento aumentou, as metas estão sendo batidas, se a organização tem volume de dividas, qual é a periodicidade que a organização avalia as promoções para os colaboradores e se existe, quando foi à última e em qual proporção.•.

Identifique a remuneração do seu cargo no mercado de trabalho: Faça uma pesquisa para encontrar quanto um profissional como você ganha no mercado de trabalho hoje, considere todos os benefícios. Isso poderá fazer parte de sua argumentação.

Descubra a forma de negociação do superior responsável: Identificar a melhor forma de se abordar o profissional pelo qual você precisará negociar o salário, ajudará muito para o sucesso da negociação. Tenha em mente as necessidades de ambas partes, seja paciente e não foque apenas no valor que deseja receber, isso poderá demostrar ganância.

Pense em um planejamento para evoluir o seu trabalho ou departamento para os próximos 12 meses: Isso mostrará sua proatividade e lealdade com a organização, independente da sua insatisfação atual em relação a remuneração. Mostrar como você poderá colaborar efetivamente com a organização fará toda a diferença.

Montando a sua argumentação

Com base em todos os itens analisados na etapa anterior, monte uma apresentação, crie gráficos, mostre em fatos e dados o seu ponto de vista. Como: Metas alcançadas, faturamento, benefícios vindos do seu trabalho para a organização, transforme em números e projeções o seu empenho dentro da organização, mostre o antes e o depois de cada ação realizada por seu esforço ou participação dele.

Organize a sua linha de raciocínio em uma ordem cronológica do planejamento.

No momento da negociação

Como com qualquer outro “cliente” cuide de cada detalhe da condução, afinal estamos ofertando o seu trabalho como produto, neste contexto.

É preciso ser ético e utilizar o bom senso no momento da negociação, isto é, ser verdadeiro e buscar justiça no resultado, afinal, foi por esta busca da justiça que você estará pleiteando o seu aumento salarial. Seja maleável e considere todas as questões colocados pelo seu chefe.

Demostre o seu entusiasmo pelo seu trabalho e como você deseja crescer dentro da organização, essa é a oportunidade de mostrar o seu profissionalismo e pode despertar no seu chefe o pensamento de como você se desenvolveria em um cargo superior.

No caso de uma resposta negativa, pergunte ao seu chefe os motivos que o levaram a decisão e aproveite para solicitar um “feedback” em relação a sua performance e em que pontos você poderia progredir para chegar no seu objetivo em relação ao aumento. Caso você não concorde com o ponto de vista do seu superior, talvez você possa melhorar a sua base de argumentação na próxima chance. Se concordar, faça um plano de ação e assim que chegar ao objetivo proposto, agende uma nova reunião sobre o tema.

De qualquer maneira deixe claro ao final da negociação o seu real estado de espirito, caso tenha ou não ficado satisfeito. Com certeza o objetivo do seu superior é deixa-lo satisfeito e pode ser que ele reavalie as suas argumentações.

A melhor maneira de administrar a situação é a transparência sobre as insatisfações e a honra aos compromissos estabelecidos juntamente com a organização enquanto ele for seu empregador.

ETAPA 1

1 - NEGOCIAÇÃO

A Etimologia da palavra Negociação tem sua origem no latim negocium, palavra formada pela junção de: nec (nem, não) + ocium (ócio, repouso), cujo significado é de atividade trabalhosa, difícil,. É utilizado com mais frequência em relações comerciais, profissionais e relações pessoais.

O Tema negociação gera muito debate e diversas definições que variam de acordo com o objetivo adotado por cada abordagem.

Segundo SPARKS(1992) “Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa".

Já NIERENBERG (1981), negociação é uma atividade que “pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”.

Para PAULO RICARDO MARIOTINI,(2010) “Negociação é uma troca de convencimentos, onde uma parte persuade a outra apresentando os benefícios mais relevantes em relação ao ponto de vista defendido.”

Alguns autores defendem que Negociação é o Ato de relacionar-se com uma situação a fim de beneficiar todos os envolvidos de maneira que o resultado final seja satisfatório e duradouro.

Outros acreditam que Negociar é o ato de Persuadir afim de conseguir o seu objetivo mostrando o beneficio que será adquirido pela outra parte em razão da concordância do ponto de vista do negociador.

Etapa 2

INTRODUÇÃO:

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com